Nota de Repúdio da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP

Diretoria da Unidade informa que foi aberta sindicância para apurar as pichações de cunho racista que foram feitas em um dos banheiros masculinos da Faculdade.

Na manhã do dia 15 de outubro de 2015, a direção da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP tomou conhecimento de pichações de cunho racista que foram feitas em um dos banheiros masculinos da Unidade. Imediatamente, determinou a abertura de sindicância para apurar o ocorrido no prazo de 60 dias e encaminhou ofício à Comissão de Direitos Humanos da USP que acompanha o caso. A Procuradoria-Geral da USP, já informada sobre esse lamentável ato de racismo, também colaborará com a direção da unidade para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis.

A direção da Unidade repudia veementemente qualquer tipo de preconceito e atos de discriminação, de qualquer natureza. Enfatiza que, em toda a sociedade e, em especial, no espaço universitário, devem prevalecer o diálogo e as discussões democráticas, sempre pautadas pelo respeito mútuo.

Atitudes como essa não constituem somente atos de racismo, o que é crime, mas um ataque à própria Universidade, uma violência à sua tradição. Como já citado pela administração central, “o desrespeito à diversidade de gênero e identidade não fazem parte da vida de uma Universidade como a USP”.

Atos abomináveis como esse nos fazem tomar medidas práticas de prevenção e correção para que não se repitam no futuro. Assim como a Universidade, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto também tem a convicção de que isso nos obriga a repensar políticas e práticas educativas e a promover um trabalho de reconstrução, que deve ser feito em conjunto pelas diferentes instâncias da Universidade.

Ribeirão Preto, 23 de outubro de 2015.

Prof. Dr. Umberto Celli Junior
Diretor