Alunos de nutrição conhecem os sabores e histórias da comida sertaneja

Em evento na Faculdade de Saúde Pública da USP, estudantes prepararam receitas do livro de Ana Rita Dantas Suassuna e aprenderam como as pessoas se alimentavam no sertão numa época sem água encanada nem refrigeração.

Em evento na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, estudantes prepararam receitas do livro de Ana Rita Dantas Suassuna e aprenderam como as pessoas se alimentavam no sertão numa época sem água encanada nem refrigeração

“Pra gente cantá o sertão / Precisa nele morá / Tê armoço de fejão / E a janta de mucunzá”. Na terra do poeta Patativa do Assaré, a comida é considerada uma segunda língua, elemento fundamental de sua identidade. Os versos foram lembrados por Ana Rita Dantas Suassuna no dia 9 de novembro durante evento na FSP.

Autora do livro Gastronomia Sertaneja (Editora Melhoramentos, 2010, 202 p.), Ana Rita é paraibana e prima do escritor Ariano Suassuna. Estudiosa da culinária do sertão, foi convidada pela professora Betzabeth Slater, do Departamento de Nutrição, e sua orientanda Daniela Bicalho Alvarez Carnevalli a contar aos alunos como se preparavam refeições e como eram as cozinhas até os anos 1950.

O evento aconteceu no Laboratório de Técnica Dietética da FSP. Após a preparação de três receitas, Ana Rita participou de um bate-papo com os alunos, seguido da degustação dos pratos e de uma sessão de autógrafos. Veja como foi o encontro: