CEM disponibiliza aplicativo sobre desempenho e condições de escolas públicas

O aplicativo fornece informações sobre as notas obtidas nos exames nacionais, as instalações das escolas e as condições sócio-econômicas dos alunos.

Uma ferramenta totalmente online foi formulada especialmente para obter informações sobre o desempenho e as condições de operação das escolas públicas da Região Metropolitana de São Paulo. A ideia é permitir que qualquer pessoa conheça as escolas do ensino fundamental e médio graças a pesquisas desenvolvidas com o conhecimento das ciências sociais, de geoprocessamento, de demografia, de estatística e de programação.

A plataforma, de livre acesso, foi construída pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), com base em dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação e Cultura, utilizando um Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permite a localização das escolas na Região Metropolitana de São Paulo. O aplicativo fornece informações sobre as notas obtidas nos exames nacionais, as instalações (laboratórios, quadras de esportes, biblioteca) e as condições sócio-econômicas dos alunos. Todos os dados serão periodicamente atualizados.

O aplicativo também permite comparar essas informações com as de outra escola. Apresenta, ainda, um glossário que explica as informações disponíveis no aplicativo, vídeos em que pesquisadores do CEM explicam questões importantes sobre a relação das escolas com os alunos e seu desempenho escolar.

O CEM é um dos CEPIDs financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e integra o Projeto Semear Ciência, formulado para que a população saiba mais sobre a ciência produzida na USP, de modo que esta possa contribuir para demandas da sociedade. Graças a uma parceria do CEM, da Secretaria Estadual de Tecnologia do Estado de São Paulo e do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) o projeto divulgará junto aos usuários do Metrô o aplicativo “Escola também tem Nota” durante o mês de novembro.

Com informações da Assessoria de Imprensa do CEM

Mais informações: http://centrodametropole.org.br/escolas/, email contato@centrodametropole.org.br