Projeto Pé de Meia da FEARP leva educação financeira a Recife

O projeto Pé de Meia, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP levou educação financeira a cerca de 400 servidores públicos de Recife (PE) de 9 a 13 de novembro.

As aulas foram ministradas por Renan Rossetti, monitor do projeto e vice-presidente da entidade estudantil Clube de Mercado Financeiro (CMF), e pelo professor do Departamento de Economia Alexandre Nicolella.

Os alunos tiveram a oportunidade de saber mais sobre poupança, inflação, juros, cartões de crédito, refinanciamento de dívidas, tipos de investimentos, entre outros tópicos. As aulas ocorreram no Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco (Cefospe) e em diversas secretarias. “Atendemos um público bastante amplo, desde pessoas de 19 anos, que acabaram de entrar no mercado de trabalho, a pessoas com mais de 60 anos, que já têm uma vasta experiência profissional”, afirma Rossetti.

As aulas ocorreram por meio de uma parceria entre a Zetra, empresa do segmento de Gestão Eletrônica de Margem Consignável, o Governo de Pernambuco e o projeto Pé de Meia. O objetivo da parceria é levar educação financeira a mais servidores estaduais. “Estamos discutindo agora um novo passo para o Pé de Meia, pensando em como faremos para crescer e atender a demanda do Governo de Pernambuco”, comenta Nicolella.

Parceria

Em agosto de 2012, o Pé de Meia foi um dos destaques do programa Globo Repórter. As atividades desenvolvidas pelo projeto chamaram a atenção da Zetra e a empresa ofereceu parceria para que a educação financeira fosse levada a diversos outros cantos do Brasil. Desde então, o Pé de Meia já ministrou aulas para servidores públicos de Campinas (SP) e Vitória (ES) por meio da parceria, atendendo cerca de mil pessoas.

O projeto Pé de Meia surgiu com o objetivo de conscientizar jovens estudantes sobre a importância de contribuírem com o planejamento familiar. Desenvolvido pelo CMF, sob a supervisão do professor Nicolella e da assistente acadêmica Cristina Bernardi Lima, o projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Atualmente, já atendeu cerca de 2500 pessoas, atingindo quatro estados e mais de 20 cidades.

Da Assessoria de Imprensa da FEARP

Mais informações: imprensa@fearp.usp.br