Bandeira Científica chega a Alagoas para sua 20ª expedição

A Bandeira Científica tem a coordenação do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

O projeto Bandeira Científica chega à cidade de Limoeiro de Anadia (AL), localizada a 120 quilômetros de Maceió, para realizar sua 20ª expedição. Foram enviados aproximadamente 200 voluntários, incluindo alunos e profissionais de medicina.

A expedição acontece do dia 8 ao dia 19 de dezembro. A comunidade carente de Limoeiro de Anadia receberá, durante esses 11 dias, atendimentos de saúde, atividades educacionais, visitas domiciliares, doação de óculos, exames médicos e outros tipos auxílios.

Bandeira Científica, sob a coordenação do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), é um projeto de extensão da USP que, desde sua retomada em 1998, reúne profissionais e estudantes de Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia da USP para prestar atendimento primário de saúde e fazer um diagnóstico da situação local.

bandeira_divulgaçãoAté o ano de 2014, foram contabilizados 2.154 voluntários envolvidos e 69.612 atendimentos realizados. Após a expedição, acontece um conjunto de atividades de seguimento presencial e à distância durante oito meses para entrega dos resultados e uma avaliação da situação da saúde do município.

Anualmente, o Bandeira conta com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte dos voluntários. No entanto, uma restrição orçamentária anunciada uma semana antes da viagem restringiu o número de passageiros e, por isso, o projeto teve que recorrer a um sistema de financiamento coletivo.

Como o valor pretendido não foi atingido, o fundo de reserva foi utilizado. Embora a Expedição 2015 já esteja acontecendo, a campanha de crowdfunding permanecerá ativa até o dia 31 de janeiro de 2016 para que a Expedição 2016 não seja comprometida. Para fazer sua doação, clique aqui.

Parcerias

O Bandeira Científica conta com a participação de alguns colaboradores que viabilizam a realização de suas ações anualmente. Esse ano, a Finnet, empresa de TI que participa do projeto há seis anos consecutivo, fornecerá o sistema de gestão do cadastro e do histórico dos pacientes, por meio da ferramenta Sysdoctor.

A ferramenta permite padronização e agilidade nos diagnósticos, uma vez que todos os formulários passam a ser eletrônicos. Com isso, fica mais fácil acompanhar a trajetória dos pacientes. Após a consolidação dos dados, é possível gerar um relatório com o número de pessoas atendidas, as especialidades médicas que tiveram maior procura e quais as principais doenças diagnosticadas. A expectativa é de atender 2.000 pessoas em Limoeiro de Anadia, que tem mais de 26 mil moradores segundo o Censo de 2010.

Além de fornecer a tecnologia, a Finnet cede quatro funcionários para viajar com a expedição, dando suporte geral à ação.

Mais informações: site www.bandeiracientifica.com.br, email comunicacaobandeira@gmail.com, página do Facebook https://goo.gl/32zu8v