Fuvest convoca candidatos para a segunda fase do Vestibular 2016

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) antecipou a divulgação dos locais de prova e da lista de classificados (acesse em pfd) para a segunda fase do vestibular 2016, previstas para o dia 21 de dezembro. Dos 142.724 inscritos (141.888 no vestibular passado), estão sendo chamados 25.967 candidatos (29.698, na seleção de 2015). Do total, 2.192 são treineiros (2.227 no ano passado).

Essa redução de convocados acontece porque no ano passado o total de vagas era de que 11.177 vagas (11.057 na USP e 120 no curso de medicina da Santa Casa) e este ano são 9.568 vagas para cursos da USP e 120 para o curso de Medicina da Santa Casa de São Paulo (total de 9.688). A Universidade de São Paulo destinou 1.489 vagas para seleção pelo Sistema Sisu. Esse processo será administrado pela Pró-Reitoria de Graduação.

Os convocados farão provas em 42 endereços, sendo 23 na região metropolitana de São Paulo e 19 no interior do estado. A instituição recomenda que esses endereços sejam visitados com antecedência pelos candidatos porque poderão ser diferentes dos locais em que fizeram a prova na primeira fase.

A segunda fase é constituída de três provas analítico-expositivas, com 4 horas de duração. Nos dias de prova, os portões de todas as escolas serão abertos às 12h30min e fechados às 13h. Não serão admitidos retardatários. O candidato só poderá sair do local de exame a partir das 15h.

A primeira prova, em 10 de janeiro de 2016, compreende a elaboração de uma redação e 10 (dez) questões de interpretação de textos, gramática e literatura. A prova de Português e Redação vale 100 pontos, sendo 50 destinados à Redação, e é obrigatória para todos os candidatos da segunda fase.

Nesse dia, todos os candidatos deverão entregar aos fiscais de sala uma foto 3X4 recente, com ou sem data.

A segunda prova, dia 11 de janeiro, tem 16 questões sobre as disciplinas que constituem o Núcleo Comum do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês) e contém algumas questões Interdisciplinares, todas com igual valor. Essa prova, que vale 100 pontos, é obrigatória para todos os candidatos de segunda fase.

A terceira prova, dia 12 de janeiro, é formada por 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada. Essa prova, que também vale 100 pontos, é obrigatória para todos os convocados.

As provas de Habilidades Específicas (Arquitetura ‐ FAU, Arquitetura ‐ São Carlos, Artes Cênicas, Curso Superior do Audiovisual e Design) serão realizadas a partir de 13 de janeiro 2016. O candidato que receber nota zero em qualquer prova, inclusive na de Habilidades Específicas, será eliminado do vestibular.

A primeira chamada de aprovados para matrícula será divulgada no dia 2 de fevereiro. A partir desta data, o candidato poderá, também, consultar o seu boletim de desempenho nas provas.

A lista com os nomes dos convocados e os locais de prova podem ser consultados no site www.fuvest.br.

Da Assessoria de Imprensa da Fuvest