Pesquisadores buscam cães domésticos para estudo sobre emoções

Pesquisa é desenvolvida por docentes da USP e da Unifesp.

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP confirmou que cães são capazes de reconhecer o significado de expressões emocionais humanas.

Agora, um novo estudo está sendo feito para avaliar como as pistas emocionais humanas podem influenciar na aprendizagem social dos cães. A equipe está recrutando cachorros com idade entre 1, 5 e 9 anos, de qualquer sexo e qualquer raça, que sejam habituados a pessoas e ambientes novos e que não apresentem problemas de saúde auditivos, visuais ou crônicos.

A coleta de dados acontece aos finais de semana no Instituto de Psicologia (IP) da USP, mediante agendamento. Os tutores participam dos testes acompanhando seus cães e respondendo a um questionário sobre traços de temperamento de seu animal. Cada sessão tem duração aproximada de uma hora.

O grupo de pesquisadoras inclui as professoras Briseida Dôgo de Resende, da USP, e Carine Savalli, da Unifesp, além da participação da aluna de doutorado Natalia de Souza Albuquerque, e da bolsista de iniciação científica Erica Kaori Takahashi.

Mais informações: (11) 98220-8871, email laboratoriodecaesusp@gmail.com ou natalia.ethology@gmail.com