Trilha da Biodiversidade é retomada na Floresta do Campus da USP em Ribeirão Preto

A atividade havia sido interrompida por conta de um incêndio, há nove meses, que atingiu a floresta.

O Laboratório de Ensino de Biologia (LEB), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP retomou as visitas monitoradas à Floresta do Campus da USP em Ribeirão Preto, que havia perdido 82 hectares de sua extensão num incêndio ocorrido em 16 de agosto de 2011.

As visitas acontecem às terças e sextas-feiras, no período da tarde, e fazem parte do projeto Trilhas da Biodiversidade, que consiste em caminhadas monitoradas com alunos do ensino fundamental e médio ou grupo de pessoas interessadas.

Foi organizado um novo roteiro para o passeio, sem o banco genético, destruído pelo fogo. A parte que aborda a importância de um banco genético agora é descrito em aula no Laboratório.

O objetivo da atividade é estimular o visitante a refletir sobre questões como a preservação e conservação da fauna e da flora da região, estimulando a percepção do meio ambiente. São destacadas as diferenças entre áreas reflorestadas, as mais antigas e as recentes; a valorização da biodiversidade local; as discussões sobre degradação e a responsabilidade da comunidade vizinha à floresta com relação à conservação dessas áreas.

Mais informações: (16) 3602-0543, email trilhasdabiodiversidade@gmail.com 

Scroll to top