Parceria entre CeMEAI e Electrolux auxilia na produção de eletrodomésticos

Desenvolvimento de software trará maior eficiência ao planejamento e ao processo produtivo

Por intermédio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, acaba de ser celebrado, entre a empresa fabricante de eletrodomésticos Electrolux e a USP de São Carlos, um convênio visando à execução de um projeto de pesquisa para desenvolvimento de um software de apoio ao planejamento da linha produtiva.

O professor Paulo César Masiero (CeMEAI) e Marcelo da Silva Varreira (supervisor de manufatura da Electrolux) serão responsáveis pela coordenação técnica e administrativa do Convênio.

“A meta deste projeto é desenvolver um software para apoiar o planejamento da linha de produção dos produtos produzidos pela Electrolux em São Carlos, substituindo a planilha eletrônica atualmente usada para esse fim”, explicou o pesquisador.

Ainda segundo Masiero, em um primeiro momento, espera-se que, com o software, haverá mais flexibilidade para programar e modificar a linha, o que ocorre com grande frequência. “Posteriormente, a partir do momento em que o software estiver em uso e com programas de produção disponíveis no banco de dados, outros problemas de pesquisa poderão ser atacados usando dados reais, buscando algoritmos que possam otimizar o planejamento efetuado manualmente e também levar em conta alguns tipos de restrições impostas por características da linha e dos operadores dos postos de trabalho”, concluiu.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no ICMC, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela Fapesp. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

Raquel Vieira / Assessoria CEPID-CeMEAI

Mais informações: (16) 3373-6609, email contatocemeai@icmc.usp.br

Scroll to top