IQSC realiza parceria com American Chemical Society

Alunos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP firmaram parceria com a American Chemical Society (ACS), a maior sociedade científica do mundo na área da Química.

Oficializado em outubro de 2015, o grupo de extensão ACS USP Student Chapter tem como objetivo promover a integração entre os graduandos e difundir a ciência através de projetos educacionais no contexto escolar e universitário, bem como promover encontros acadêmicos e estudos de casos.

Os Student Chapters são organizações para graduandos da ciência química. Aos membros participantes é oferecida uma série de programas e atividades que suplementam a experiência universitária e fornecem um maior preparo para suas futuras carreiras, como encontros estudantis, viagens de campo e serviços comunitários .

O grupo de Química brasileiro atualmente conta com dez membros, sendo oito deles estudantes, um docente e uma pesquisadora. Para que sua administração e as demais atividades sejam bem desenvolvidas, os integrantes do ACS USP ocupam diferentes cargos distribuídos entre Presidência, Secretariado e Financeiro, setores esses subdivididos em Projetos, Comunicação, Marketing, Publicidade e Administração. Dessa forma, enquanto a presidência, ocupada pela aluna Joacília Souza, trata de questões internas relacionadas ao grupo e o representa oficialmente perante outras entidades e instituições, o Financeiro lida com questões mais burocráticas associadas a angariação de fundos, estatísticas financeiras e da conta bancária do grupo, por exemplo.

Este ano, o ACS USP, conjuntamente ao Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, participará da promoção da nova edição da Olimpíada de Ciências, além de organizar a Olimpíada Universitária, evento que premiará os maiores destaques.

Em seu site e nas redes sociais, a iniciativa se faz presente através de projetos como o Molecule Of The Week (MOTW) ou Molécula da Semana, uma atividade onde são postadas charadas a respeito de moléculas específicas e suas respectivas funções. Essa aproximação entre a ciência e o público também acontece durante datas comemorativas no meio científico, quando são feitos posts especiais, a exemplo do aniversário da cientista polonesa Marie Curie.

O ACS USP Student Chapter está aberto a novos ingressantes do meio acadêmico. Para tornar-se um membro, o interessado deve participar de um processo seletivo realizado pelos próprios estudantes. Datas e maiores informações serão disponibilizadas no site e na página do Facebook do grupo de extensão.

Mais informações: site http://acsuspchapter.wix.com/acsusp, email uspchem.chapter@gmail.com