Veterinário fisioterapeuta reabilita saúde de animais de estimação

Publicado em Especial, Saúde por em

Tratamento consegue recuperar maior parte dos problemas de saúde que atingem os animais e, em alguns casos, pode até evitar a cirurgia

Entre os anos de 2004 e 2008, enquanto cuidava de sua formação acadêmica, o veterinário Ricardo Stanichi Lopes já tinha em mente um modelo de negócio mais ou menos estruturado. Formado e pós-graduado pela USP e pela Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos, atualmente ele é dono de uma rede de clínicas de reabilitação veterinária em todo o Brasil, que começou expandir suas atividades também para o exterior.

Em sua carreira, o lado empreendedor pode até ser fundamental – mas o entusiasmo mesmo aparece quando Ricardo fala da profissão que escolheu, e como se define:  veterinário fisioterapeuta.

O amor pelos animais o doutor Ricardo trouxe da infância, enquanto a herança de bom gestor ele acredita ter vindo da experiência que teve com os pais na pizzaria da família, onde ajudava desde os onze anos. Em sua opinião, a formação universitária deixa uma lacuna ao não preparar o veterinário para gerir sua carreira, problema que ele não sentiu tanto ao aprender desde cedo a lidar com questões do mundo corporativo, como satisfação dos clientes, qualidade do produto e fornecedores.

Foto: Cecília Bastos

A paixão pela fisioterapia veterinária surgiu da vontade em promover bem-estar e restabelecer a qualidade de vida dos animais por meio da reabilitação. De acordo com o fisioterapeuta veterinário, o tratamento consegue recuperar até 90% dos problemas de saúde que atingem os bichos e, em alguns casos, pode até livrá-los de indicação de cirurgia. “É gratificante ver a recuperação de animais que chegam ao consultório com dores intensas causadas por problemas ortopédicos, obesidade e ou neurológicos”, relata.

Pacientes

Entre os diversos pacientes que já atendeu, o fisioterapeuta destaca a cadela Vodka, uma labradora de 10 anos que chegou ao consultório sofrendo dores intensas, dificuldade para andar e se levantar e retenção urinária. A cachorra sofria de obesidade desde os quatro anos e foi diagnosticada com displasia coxofemoral (degeneração da articulação da bacia com a cabeça do fêmur).

Como tratamento, foi indicado medicamento para conter as dores, ração de baixa caloria para perda de peso e reabilitação com exercícios na esteira aquática e laserterapia. Ao todo, Vodka precisou de 24 sessões na hidroesteira, mas a partir da nona, ela já conseguia caminhar com ajuda. Ao finalizar o tratamento, a cadela ficou bem e readquiriu a alegria de viver. Emagreceu 14,5 kg em quatro meses, voltou a andar normalmente e não sentiu mais dores. (Acesse o vídeo para saber mais sobre a recuperação da Vodka)

Scooby, o xodó da família de Rafael Duarte | Foto: Cecília Bastos

Scooby é outro paciente que tem a atenção profissional e o carinho de Ricardo. Vira-lata de porte médio e atualmente em tratamento na clínica, ele apresenta problemas na coluna e no joelho, enfermidades que o tutor Rafael Duarte associa ao fato de o cão ser hiperativo.

Por causa das fortes dores que vem sentindo, Scooby se tornou agressivo, precisando usar focinheira. O cachorro tinha apenas 45 dias de vida quando foi adotado em uma feira por Rafael Duarte e sua esposa, quando ainda eram recém-casados. “Foi paixão à primeira vista”, afirma, ao ressaltar que Scooby é considerado o filho primogênito do casal. Ele diz estar confiante de que as técnicas aplicadas na clínica irão ajudar seu filhote. “Já percebi uma melhora sensível nele”, relata.

A vida moderna dos cachorros

Foto: Cecília Bastos

Segundo o veterinário Ricardo Stanichi Lopes, nos últimos anos, houve um crescimento de 40% na obesidade animal, principalmente em cães. Isso se deve às mudanças no estilo de vida dos proprietários, que têm reflexo diretamente nos animais. A falta de espaço para se exercitarem e o excesso de oferta de mimos e petiscos aos bichos fazem engrossar a estatística de obesidade.

Quanto às lesões ortopédicas, Lopes acredita que podem estar ligadas ao fato do animal, em geral sedentário, ter que subir e descer escadas, e em camas e sofás sem estar com o devido preparo físico para executar os movimentos.

Mais informações: email ricardolopes.fisio@yahoo.com.br, site www.fisiocarepet.com.br

Guia de turismo de luxo mostra as múltiplas faces de São Paulo
Especial: Carreiras
Fora da academia, cientista social também busca entender a realidade da população