Livro reúne pesquisas da FEA na área de educação contábil

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O professor Luís Eduardo Afonso, do departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, é um dos organizadores, ao lado de Esmael Almeida Machado, do livro “Tecnologia, Educação e Contabilidade” (Ed. Atlas, 2015), que será lançado no próximo dia 18 de fevereiro, às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.

A obra é fruto do projeto “Technology Acceptance Model (TAM): aceitação e uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sua influência nos resultados individuais de estudantes do Enade”, do qual o professor Afonso foi coordenador. O projeto foi financiado com recursos do Observatório da Educação, programa da Capes, e a publicação do livro é uma forma de retribuir à sociedade os frutos da pesquisa financiada com recursos públicos.

Segundo Luís Eduardo Afonso, a obra é inovadora por agregar de forma pioneira um conjunto expressivo de pesquisas de ponta na área de educação contábil, com ênfase na utilização de elementos tecnológicos. Ela reúne estudos feitos por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da USP (PPGCC/FEAUSP), bem como por seus discípulos, alunos e ex-alunos dos cursos de mestrado e doutorado. Os capítulos do livro foram escritos por docentes do PPGCC e seus orientandos.

“A diversidade de técnicas de pesquisa, associadas ao rigor metodológico, com o emprego de linguagem acessível permite o aprofundamento dos temas abordados, ampliando as possibilidades de uso da obra. De forma diferenciada, parte substancial dos capítulos é dedicada a estudos empíricos que analisam a Educação a Distância (EaD). É um texto fundamental para o ensino na área de negócios e, em especial, com os cursos de graduação em contabilidade”, ressalta o autor.

O livro “Tecnologia, Educação e Contabilidade” está dividido em duas parte. Na primeira, estão agregados os capítulos que tratam mais especificamente de questões ligadas à tecnologia, em suas múltiplas dimensões. Já na segunda parte traz trabalhos mais relacionados à avaliação e às medidas de desempenho educacional. “Ao longo dos 11 capítulos, os leitores encontrarão diversidade de métodos de pesquisa, tanto quantitativos, quanto qualitativos, o que é uma evidência da riqueza do conteúdo”, revela o professor do departamento de Contabilidade da FEA.

O livro tem caráter multidisciplinar. Destina-se aos cursos de Contabilidade, Educação e de Tecnologia da Informação e áreas correlatas. Pode ser empregado em disciplinas da graduação e da pós-graduação. Também pode ser utilizado por gestores e coordenadores de programas de graduação e pós-graduação, bem como formuladores de políticas na área educacional. A obra também é importante para todas as pessoas interessadas no ensino superior no Brasil.

O professor Luís Eduardo Afonso afirma que o livro também tem a função de servir como uma antologia de estudos e do conhecimento acumulado pelos pesquisadores do programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA “Em particular, é um painel da agenda de pesquisa desenvolvida na Linha de Pesquisa e Educação e Pesquisa Contábil do PPGCC. É uma evidência clara de que o PPGCC tem cumprido sua tarefa na formação de quadros para a área pública, com especial destaque para áreas de ensino e pesquisa contábil”, finaliza Afonso.

Sobre os autores

Esmael Almeida Machado é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA, docente do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Integrante do Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior do Banco Nacional de Itens do Enade.

Luís Eduardo Afonso é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica (Poli) da USP e Economia (FEAUSP), mestre pela Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo e doutor em Economia (FEA), professor associado do departamento de Contabilidade e Atuária da FEA, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da USP. Foi coordenador do Projeto 58, selecionado pelo Edital CAPES/INEP 38/2010 do Observatório da Educação, programa da CAPES que deu origem ao livro “Tecnologia, Educação e Contabilidade”.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FEA

Livro reúne pesquisas da FEA na área de educação contábil
Editoria: Educação - Autor: - Data: 5 de fevereiro de 2016

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