Vetfriends integra alunos brasileiros e estrangeiros

Programa proporciona aos estudantes brasileiros da graduação e da pós-graduação uma experiência internacional sem sair do País.

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP está com inscrições abertas para participar do Vetfriends, um programa que proporciona  aos estudantes brasileiros da graduação e da pós-graduação uma experiência internacional sem sair do País.

Por meio da integração e colaboração entre alunos brasileiros e estrangeiros, o Vetfriends estimula o relacionamento com os intercambistas, a prática de idiomas e a convivência, além do conhecimento de outras culturas.

portal20160226_2Para a presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint) da FMVZ, Denise Schwartz, o Vetfriends  possibilita integração acadêmica e crescimento pessoal, principalmente aos alunos que não tiveram a possibilidade de realizar intercâmbio. Eles são expostos a uma cultura plural, praticam novas línguas e ajudam os colegas nas atividades cotidianas.

Christine Santos, do curso de veterinária, voltou recentemente de intercâmbio na Suécia e foi designada para ajudar o colombiano Santiago Lenis Alvarez. Para a aluna, tem sido uma experiência recompensadora. Segundo a aluna, muitas vezes ela se sente mais ansiosa que o próprio Santiago, porque lembra de sua experiência no exterior. “A minha intenção é fazer com que ele tenha vivências tão boas quanto as minhas”, explicou. Em contrapartida, Alvarez se sente seguro por ter uma pessoa conhecida em uma cidade grande. Ele foi recepcionado no aeroporto, teve ajuda para encontrar moradia, conseguir benefícios como bilhete de ônibus e acesso ao bandejão, além de conhecer alguns pontos turísticos. Na faculdade, Christine o apresentou aos professores, esteve com ele em salas de aula e no Hospital Veterinário.

“Checklist”

Os participantes do programa devem cumprir algumas atividades: fazer ambientação dos intercambistas na própria faculdade; mostrar a rotina universitária; orientar sobre as instituições que poderão ser úteis aos alunos estrangeiros; levá-los para conhecer os arredores da USP e os principais pontos turísticos paulistanos; oferecer suporte com documentação e a permanência deles no Brasil, indicando-lhes endereços de cartórios, da Polícia Federal e de outros órgãos; e orientá-los quanto a lugares para refeição, bancos, Superintendência de Assistência Social (SAS) da USP e o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). Na FMVZ, serão apresentados aos alunos a estrutura da faculdade, incluindo o Centro Acadêmico e a Atlética.

O Vetfriends foi criado pela CCInt da FMVZ em parceria com o Departamento de Cultura e Extensão do Centro Acadêmico Moacyr Rossi Nilsson (CAMRN), nos moldes do Programa USP iFriends, da Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional (AUCANI) da USP. Alunos da FMVZ interessados devem se inscrever ao longo do ano por meio do formulário disponível na página oficial do programa.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FMVZ