Clube de Descobertas Matemáticas mira alunos de escola pública

Clube criado por projeto do IEA Polo São Carlos da USP vai mostrar a alunos de escolas públicas que estudar essa matéria pode sim ser uma atividade prazerosa.

“Matemática é uma matéria chata”. “Para quê eu vou usar matemática na minha vida?” Essas são frases frequentes entre alunos de ensino médio, principalmente entre aqueles que não nutrem afeição pela ciência dos números. Mas… e se você tivesse a oportunidade de estudar essa disciplina de uma forma diferente? Será que mudaria de opinião?

Foto: Divulgação

É justamente com esse propósito que a Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web, um projeto desenvolvido no Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP, criou o Clube de Descobertas Matemáticas. De abril a outubro, sempre às quintas-feiras, das 14 às 16 horas, um grupo selecionado entre estudantes de ensino médio de escolas públicas de São Carlos e região terá uma série de atividades que vão mostrar a importância da matemática no cotidiano de uma forma divertida e interativa.

“Geometria, estatística, funções, finanças e matrizes serão alguns dos tópicos abordados. O estudante sempre vai ter a oportunidade de praticar o que está vendo, por meio de oficinas e dinâmicas ao final das atividades”, explica a bolsista de iniciação científica da Agência Ciência Web e aluna de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP Ana Laura Junqueira Ferreira.

Ela e o também bolsista da Agência e aluno de Licenciatura Gevair Norberto de Souza serão responsáveis por conduzir as atividades do Clube. “Ao final, os alunos participantes vão desenvolver uma mostra de pôsteres, que serão apresentados a alunos, docentes e pesquisadores da Universidade”, explica ele.

Para participar do processo seletivo, basta preencher, até o dia 24 de março, o formulário disponível no Portal Ciência Web. Além dos dados pessoais, os estudantes deverão responder a três questões que serão a base para a seleção dos integrantes do Clube.

A iniciativa é exclusiva para estudantes de ensino médio de escolas públicas e vai oferecer 28 vagas. As atividades terão início no dia 7 de abril e serão desenvolvidas no campus 1 da USP, em São Carlos.

Mais informações: email agenciacienciaweb@gmail.com, site www.cienciaweb.org.br/clube-de-matematica