Prefeitura do Campus da Capital convoca para mutirão de combate ao Aedes Aegypti

A ação, que ocorrerá dias 16 e 17 de março, contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, da BR3 Biotecnologia,d o exército, da Superintendência de Segurança, da Faculdade de Saúde Pública e das comissões de prevenção à Dengue.

A Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C), em continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, convida a comunidade uspiana, dias 16 e 17 de março, para participar de um grande mutirão que ocorrerá na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, Butantã. A ação é interinstitucional e contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Supervisão de Vigilância em Saúde – SUVIS Butantã), a BR3 Biotecnologia, o  exército brasileiro, a Superintendência de Segurança (SS) da USP, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e Comissões de Prevenção à Dengue.

Objetivos do mutirão

• Estimular a participação da comunidade usuária do campus em ações conjuntas e educativas que visem à eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika;
  • Fornecer à comunidade informações gerais sobre o Aedes aegypti, suas características, seu ciclo de vida e seus hábitos;
  • Orientar e treinar as Comissões de Prevenção à Dengue para a identificação de itens e pontos críticos que favorecem a proliferação do mosquito, bem como as formas mais adequadas para realizar sua eliminação;
  • Promover a formação de multiplicadores que irão reproduzir os conhecimentos adquiridos para as demais áreas da universidade (unidades de ensino, pesquisa, museus e órgãos centrais).

As ações ocorrerão nos períodos da manhã, das 9 às 12 horas, e da tarde, das 14 às 16 horas. O local de encontro será em frente ao Espelho d’água da Praça do Relógio, onde as equipes receberão orientação e o material necessário para as atividades propostas.

Para maior proteção dos participantes, recomenda-se o uso de calçados fechados, roupas leves que protejam pernas e braços, repelente, protetor solar, boné ou chapéu em caso de dia ensolarado, e de guarda-chuva ou capa em caso de probabilidade de chuva.

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para a bióloga Daniella Vilela (daniellavilela@usp.br), do Serviço de Saúde Ambiental (SVSA), da Prefeitura do Campus USP da Capital.

A inscrição para participar do mutirão deverá ser feita até o dia 14 de março, neste link.

Mais informações: email daniellavilela@usp.br