Lançamento orienta engenheiros sobre trabalho na área de gestão

Livro "Administração para Engenheiros" explora relações entre teorias administrativas e a aplicação em situações do cotidiano nas empresas

Livro “Administração para Engenheiros” explora relações entre teorias administrativas e a aplicação em situações do cotidiano nas empresas

Aproximadamente 60% dos engenheiros graduados há mais de cinco anos passam a ocupar posições de gestão em empresas e trabalham como supervisores, coordenadores, gerentes ou diretores. O levantamento foi realizado por um site brasileiro de carreiras e reflete o perfil dos profissionais modernos, que precisam entender o funcionamento do sistema dinâmico e complexo de uma empresa, lidando com trabalhos que envolvem questões legais, financeiras, econômicas e de gerenciamento das pessoas.

É para falar com estudantes de engenharia que se preparam para este mercado de trabalho que os professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Fábio Müller Guerrini e Edmundo Escrivão Filho, além da doutoranda do Programa de Pós-Graduação da mesma escola, Daniela Rosim, lançam Administração para Engenheiros (Elsevier, 304p, R$ 85,90).

O livro aborda a formação e o desenvolvimento das modernas teorias administrativas e está organizado em conhecimento (texto teórico), compreensão (questões dissertativas), aplicação (exercícios), reflexão e síntese (estudos de caso). Ao final de cada capítulo, há um roteiro de atividades similar a um estudo dirigido, que permite ao leitor criar conexões entre os conteúdos.

O objetivo dos autores é trabalhar com conceitos pertinentes a um determinado movimento da administração, focando em um pensador específico, e explorar o conteúdo de forma detalhada. Entre os temas abordados estão o layout de fábricas, a diversidade de configurações das instituições, as especificidades da pequena empresa, além dos contextos culturais nos quais as teorias surgiram.

Com 13 capítulos, Administração para Engenheiros pode ser utilizado como material didático de apoio e seu sumário baseia-se na ementa das disciplinas de Gestão e Administração presentes nos cursos. As ilustrações com traço à mão enfatizam ainda o desenho como segunda linguagem técnica do livro, própria da formação do engenheiro.

Segundo os autores, os principais benefícios da obra dizem respeito ao conhecimento teórico, aliado à compreensão das relações entre as teorias, aplicação em situações cotidianas, reflexão teórica que se baseiam em problemas de natureza administrativa e síntese para o diagnóstico da situação.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Elsevier

Mais informações: site http://goo.gl/8aj0ld