Instituto de Psiquiatria disponibiliza vagas para pacientes voluntários

Os tratamentos são gratuitos, inclusive medicações, exames laboratoriais e de imagem, de acordo com os serviços oferecidos.

O Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FMUSP) da USP, disponibiliza vagas para pacientes voluntários em diversos grupos e projetos de pesquisa.

Os tratamentos são gratuitos e incluem medicações, exames laboratoriais e de imagem, de acordo com os serviços oferecidos.

São oferecidos os seguintes tratamentos:

TDAH

Destinado às crianças entre 3 anos e 11 meses e 5 anos e 11 meses, que apresentem agitação e desatenção. Se confirmado diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), o paciente será incluído em protocolo de tratamento com duração de oito semanas. Informações e inscrições no site.

Ciúme patológico

Para pessoas maiores de 18 anos, que percebam que seu ciúme prejudica o relacionamento amoroso de alguma forma, sendo motivo de brigas ou discussões, com queixas e reclamações sobre o ciúme excessivo do/a parceiro/a. Inscrições pelo telefone: (11) 2661-7805 ou email proamiti.secretaria@gmail.com.

Gestantes e pós-parto

Podem participar gestantes de 18 a 45 anos, com quadros de depressão e ansiedade e para mulheres até o 6º mês do período pós-parto, de 18 a 45 anos, com quadro de depressão pós-parto. Agendar triagem pelo telefone (11) 2661-6440, com Irene.

Jogo patológico

Voltado para voluntários maiores de 18 anos, que apresentem compulsão por jogos de azar, a ponto de prejudicar seu trabalho, finanças ou relacionamentos. Inscrições para triagem pelos telefones. (11) 2661-7805 / 2307-7805 ou enviar email para proamjo.secretaria@gmail.com.

Memória  

Para pessoas a partir de 60 anos, sem dificuldades de memória ou raciocínio em geral ou apenas com dificuldades leves, para estudo que pretende identificar o risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer, com uso de uma nova tecnologia diagnóstica. Informações e inscrições pelo telefone (11) 94321-3537 (deixar nome e telefone de contato na caixa postal) ou pelo email pesquisamemorialim27@gmail.com.

Psicoterapia para cuidadores de pessoas com Alzheimer

Atendimento psicológico (grupo de apoio) para cuidadores de pacientes com doença de Alzheimer que apresentem sintomas depressivos e ansiosos (comuns nessa situação, em razão da sobrecarga de tarefas e responsabilidades). Critérios para participar: ser o cuidador principal ou exercer essa atividade no mínimo duas horas por dia; apresentar sintomas de sobrecarga e/ou depressivos, com perda de qualidade de vida; ter mais de 35 anos e, obrigatoriamente, ser familiar do doente. Inscrições pelo email grupopsicorpo@gmail.com.

Portadores de doença de Alzheimer e seus cuidadores

O serviço de Terapia Ocupacional procura pessoas acima de 60 anos, que apresentem demência de Alzheimer, diagnosticada há mais de 3 anos (fase moderada), bem como seu cuidador direto, maior de 18 anos, para estudo no qual os cuidadores serão ensinados a manejar pacientes que apresentem agitação, agressividade e alterações do sono, entre outros, visando melhorar esses sintomas e diminuir a sobrecarga para ambos. O paciente deverá vir ao IPq juntamente com seu cuidador, pelo período de três meses, uma vez por semana. Informações e inscrições (11) 2661-8043 ou email xandamartini@usp.br.

Transtorno bipolar em fase depressiva

Podem participar homens e mulheres de 18 a 59 anos, que apresentem transtorno bipolar e se encontrem deprimidos no momento, apresentando sintomas como tristeza profunda, desânimo, apatia, falta de energia, pensamentos negativos, cansaço e falta de concentração, entre outros. Inscrições e informações pelo telefone (11) 2661-7928 ou email pesquisaproman@gmail.com.

Estresse pós-traumático

O tratamento é destinado a voluntários de 18 a 65 anos, que tenham vivenciado ou presenciado eventos traumáticos em qualquer momento da vida e que ainda se encontrem emocionalmente abalados. Serão oferecidos tratamentos médico e psicológico. Informações e inscrições telefone (11)94990-4532; (11) 98938-9805 ou email novasestrategias.ipq@hc.fm.usp.br.

Depressão 

Para homens e mulheres de 18 a 65 anos, que apresentem depressão unipolar (aquela sem alternância no estado de humor) ou bipolar (episódios depressivos que incidem em portadores do transtorno bipolar do humor). Inscrições e informações pelo site.

Compulsão alimentar

Destinado às mulheres de 18 a 60 anos, que tenham realizado cirurgia bariátrica para perda de peso há mais de 2 anos, mas que mantenham IMC superior a 30kg/m² e apresentem episódios de compulsão alimentar. Informações e inscrições para triagem pelo email: ambulim.ipq@hc.fm.usp.br ou telefone (11) 2661-6975.

Anorexia 

Adolescentes de 12 a 17 anos, com diagnóstico de anorexia nervosa ou que tenham apresentado perda de peso em um curto período de tempo, acompanhado de medo intenso de engordar. Inscrições pelo email: protad.hc@uol.com.br (informar nome completo do adolescente, data e ano de nascimento, nome dos pais ou responsáveis, motivo da procura por atendimento e telefones de contato).

Bulimia  

Para adolescentes até 17 anos, com bulimia nervosa. Os pacientes selecionados receberão atendimento psiquiátrico, nutricional e psicológico. Inscrições pelo email: protad.hc@uol.com.br – informar nome completo do adolescente; data de nascimento; nome dos pais ou responsáveis; motivo da procura por atendimento e telefone para contato.

Transtorno ​dismórfico ​corporal​ ​

Podem participar pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos, ​que apresentem transtorno ​dismórfico ​corporal​,​ distúrbio mental que se caracteriza por afetar a percepção que o paciente tem da própria imagem corporal, levando-o a ter preocupações irracionais sobre defeitos em alguma parte de seu corpo.​ ​Informações e inscrições telefone (11) 2661-6975 ou email: ambulim.ipq@hc.fm.usp.br.

Skin picking 

Para homens e mulheres maiores de 18 anos, que apresentem skin piching, síndrome que leva as pessoas a cutucarem a pele compulsivamente, provocando lesões em diferentes graus, em várias partes do corpo (especialmente áreas que podem ser “escondidas” pela roupa). Os interessados podem se inscrever para triagem pelo fone (11) 2661-7805 ou email: proamiti.secretaria@gmail.com.

Idosos com TDAH

Para pessoas a partir de 65 anos, que apresentem sintomas de transtorno de déficit atenção e hiperatividade (TDAH) desde a infância e/ou juventude (desatenção, distração, desorganização, procrastinação, agitação). Inscrições para triagem pelo email: idosotdah@gmail.com ou diretamente com a psicóloga Margarete Klein – telefone. (11) 99229-0359.

Epilepsia 

Voltado às crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com diagnóstico de epilepsia rolândica, ou adolescentes e adultos, de 16 a 55 anos, com epilepsia mioclônica juvenil. Informações e inscrições pelo site ou telefone (11) 2661-6518.

Esquizofrenia

Para pessoas de 18 a 55 anos, com diagnóstico de esquizofrenia, para uma nova abordagem terapêutica, a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), que vem se mostrando eficaz no controle de sintomas chamados negativos, como apatia, falta de vontade e de energia, isolamento social e baixa afetividade, presentes em cerca de 60% dos portadores da doença. Informações e inscrições pelo e-mail:pesquisa.esquizofrenia@gmail.com.

Oniomania (compra compulsiva) 

Podem participar pessoas de 21 a 60 anos, que apresentem comportamento repetitivo e crônico de gastar descontroladamente – compra compulsiva ou oniomania. Esses indivíduos também podem apresentar outros transtornos associados, como ansiedade, depressão e transtorno bipolar. Informações e inscrições telefone (11) 2661-7805 ou site.

Mais informações: site www.ipqhc.org.br

Scroll to top