Escola de Artes, Ciências e Humanidades tem sua primeira defesa de Doutorado

Na tarde da última segunda-feira, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP viveu um momento histórico. O aluno do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH, Welton Fernando Zonatti, fez a primeira defesa de uma tese de Doutorado da Escola.

Com o tema Geração de Resíduos Sólidos da Indústria Brasileira Têxtil e de Confecção: materiais e processos para reúso e reciclagem, Welton destacou em seu estudo que, devido à importância que o Brasil possui no cenário mundial da produção de fibras, fios e tecidos, acontecem diversos problemas ambientais, como a geração de resíduos sólidos oriundos dos processos industriais, confeccionistas e do pós-consumo.

O estudo buscou reunir informações sobre as tecnologias de reúso e reciclagem têxtil atualmente empregadas, além de analisar e comparar quantitativamente os impactos ambientais das matérias-primas constituintes das fibras têxteis mais utilizadas no Brasil.

Segundo a pesquisa, podemos afirmar que as principais matérias-primas têxteis usadas industrialmente no Brasil (poliéster, poliamida e algodão) estão associadas a elevados impactos ambientais. O estudo foi orientado pela professora Wânia Duleba.

De acordo com a Comissão de Pós-Graduação da EACH, já foram defendidas aproximadamente 300 dissertações de Mestrado.

Da Assessoria de Comunicação da EACH

Mais informações: site www.each.usp.br