Fachada do Edifício Central da Esalq tem projeto de restauração aprovado

Empresas podem apoiar iniciativa por meio de projeto incentivado pelo Governo Estadual

Projetado em estilo neoclássico, pelo arquiteto inglês Alfred Brandford Hutchings, o Edifício Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP se mantém como símbolo maior da instituição até os dias de hoje.

A preservação do Edifício Central, que é tombado como Patrimônio Público Estadual, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), ganha força a partir da aprovação do projeto de restauro de sua fachada por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura – categoria ICMS.

Por iniciativa da Diretoria da Esalq, o projeto que tem como proponente o Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (Calq), conta com o acompanhamento da Seção de Apoio Institucional da Escola e a gestão cultural da Origem Produções. Está orçado em R$ 991.094,47 e prevê o restauro da fachada frontal e todo o barrado do Edifício, incluindo argamassas, ornamentos, caixilhos e elementos de bronze.

“Esse recurso é muito bem-vindo, pois estamos vivendo um período de escassez e o Edifício Central, que é um prédio emblemático, precisa ser preservado da melhor maneira e nos deixa muito orgulhosos também o fato dos alunos se interessarem pelo projeto e se comportarem como protagonistas estudantis nessa empreitada”, comentou o diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio.

Para atual presidente do Calq, Maryane Andrade, a iniciativa resgata o papel histórico que o Centro já assumiu em outras ocasiões. “O Calq sempre esteve ligado às ações culturais e de preservação da história da nossa instituição, de maneira que é um orgulho poder contribuir com a manutenção de um patrimônio tão importante da nossa Escola”

O prédio

As obras do Edifício Central tiveram início em 1905 e sua inauguração ocorreu no dia 14 de maio de 1907. Em 1941 foi iniciada sua ampliação, com a construção da cúpula (2.º andar), reforma concluída no ano de 1945. Atualmente, abriga os Gabinetes do Diretor e do Prefeito do Campus e setores administrativos. O prédio, com mais de 4.800 m2 de área construída, possui 182 janelas, vitrôs e portas de acesso, em seus quatro pavimentos.

Patrocínio

As empresas que desejam apoiar esse projeto poderão fazê-lo na forma de incentivo fiscal de parte da arrecadação anual do ICMS relativa ao exercício anterior, conforme fixado pela Secretaria de Estado da Fazenda. Os interessados em reverter parte do ICMS, sem nenhum custo adicional, de maneira a contribuir com a concretização do projeto, podem entrar em contato com a Origem Produções pelo telefone (16) 3623-8012.

Da Assessoria de Comunicação da Esalq