Supera Parque inaugura laboratório de compatibilidade eletromagnética

Primeiro da região, laboratório deve beneficiar indústria de eletroeletrônicos, diminuindo custos logísticos e tempo de espera para certificações. Inauguração acontece dia 14 de abril

Ribeirão Preto ganha, no dia 14 de abril, um Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética, fruto de um convênio entre a Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. A inauguração será realizada durante o evento de comemoração dos dois anos do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, com a presença da prefeita Darcy Vera e do secretário estadual de Desenvolvimento, Marcio França.

O novo laboratório, localizado no Parque Tecnológico, recebeu investimentos de R$ 1,6 milhão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – a partir de recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. O investimento faz parte do plano de melhoria da competitividade de Arranjos Produtivos Locais (APLs) paulistas. A contrapartida da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde), gestora do Parque, foi de aproximadamente 15% desse valor.

O laboratório montado pelo Supera permitirá a realização de ensaios de compatibilidade eletromagnética conduzida, de acordo com as principais normas nacionais e internacionais. “As empresas da região se beneficiarão por ter um laboratório de alta tecnologia de fácil acesso, diminuindo custos de certificação e inovação. Além disso, o laboratório reúne técnicos com conhecimentos altamente especializados em áreas críticas para o desenvolvimento de novos produtos”, enfatiza Erico Moreli, coordenador do Supera Centro de Tecnologia.

O coordenador ressalta que a entrada em operação do laboratório deve movimentar a economia local. “O desenvolvimento de novos produtos implica em aumento de produção, aumento de exportações, aumento de empregos e consequente aumento de competitividade das empresas”, diz.

Hoje, para que os testes sejam realizados nos equipamentos eletroeletrônicos, empresários da região precisam ir a São Paulo ou Campinas para ter acesso a um laboratório de compatibilidade eletromagnética onde, geralmente, encontram filas. Com o laboratório montado no Supera Parque, as empresas terão grande redução de custos de logística, facilidade de acesso a conhecimentos técnicos especializados e diminuição nos prazos de ensaios.

Normas

O laboratório de compatibilidade eletromagnética do Supera Parque poderá ser utilizado por empresas nacionais e internacionais que precisem certificar seus produtos. “Qualquer equipamento que opere com energia precisa certificar em compatibilidade eletromagnética: equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos, eletrodomésticos, telecomunicações, tecnologia da informação e comunicação, veículos e demais setores industriais da área de eletroeletrônica”, explica Moreli.

Em Ribeirão Preto serão realizados mais de 10 ensaios de compatibilidade eletromagnética conduzida, como, por exemplo, a IEC 60601-1-2 Medical electrical equipment e a IEC 61000-3-2, “Electromagnetic compatibility (EMC)”. A lista completa de ensaios e a programação do 2º aniversário do Supera Parque de Inovação e Tecnologia estão disponíveis no site.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 51 empresas instaladas no Parque, sendo: 40 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 10 empreendimentos no Centro de Negócios e 2 no SEVNA Seed (uma das empresas da aceleradora também integra a Incubadora de Empresas).

A Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. É por meio da Fundação que o Supera Parque de Inovação e Tecnologia e a Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica promovem ações de incentivo ao empreendedorismo e à inovação em Ribeirão Preto e região.

Com informações da Medialink Comunicação

Mais Informações: site http://superaparque.com.br/