Cooperação entre Agência USP de Inovação e Sebrae gera projetos empreendedores

O objetivo da parceria é fomentar iniciativas de empreendedorismo dentro da Universidade.

Objetivo da parceria é fomentar iniciativas de empreendedorismo dentro da Universidade

No final de 2015, a Agência USP de Inovação, o Núcleo de Inovação Tecnológica da USP, e a Escola de Negócios Alencar Burti Sebrae-SP firmaram um acordo de cooperação com o objetivo de fomentar iniciativas de empreendedorismo dentro da Universidade. Através da parceria, metodologias e eventos desenvolvidos pela Escola de Negócios e pelo Sebrae serão adaptados ao ambiente da USP, complementando as ações já existentes no ecossistema de empreendedorismo local.

Na primeira atividade da parceria, a equipe de empreendedorismo da Agência USP de Inovação acompanhou durante um mês uma turma do programa de speed mentoring da Escola de Negócios, programa de sensibilização às competências empreendedoras e às ferramentas de auxílio ao desenvolvimento e validação de projeto. A turma foi composta por empreendedores da 1ª edição do Pitch GOV SP, programa para atração de empresas nascentes com soluções para a administração pública, idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo.

As ações resultantes da parceria entre o Sebrae e a Agência USP de Inovação já estão em andamento em projetos e programas como o PIXEL, que iniciou as atividades em março deste ano. O programa PIXEL trabalha com o estágio de pré-incubação e contempla, em sua primeira turma, sete propostas em áreas como educação, saúde e economia criativa. O programa é acompanhado por facilitadores do Sebrae e da USP, que até dia 15 de maio, quando encerra-se a primeira etapa do programa, ministrarão oficinas que compõem a metodologia de speed mentoring, desenvolvendo o olhar empreendedor.

Outro resultado foi o evento “Empreendedorismo como opção de carreira”, que aconteceu no final de março e mobilizou a Agência USP de Inovação e a Escola de Negócios Alencar Burti Sebrae-SP e o Núcleo USP Júnior. A ação aconteceu no auditório do Instituto de Física (IF) da USP e buscou despertar nos alunos, especialmente os de graduação, as possibilidades trazidas pelo empreendedorismo. O evento contou com a presença dos professores Vanderlei Bagnato e Luciane Ortega, coordenadores da Agência USP de Inovação, representantes das Empresas Juniores da USP e Antônio Vieira, ex-junior e sócio fundador da Umanni, empresa focada em Human Capital Management – HCM.

A Agência também participou, em fevereiro, da Feira do Empreendedor Sebrae, que recebeu mais de 130 mil pessoas na edição de 2016. No stand da Escola de Negócios Alencar Burti, palestras e conversas mostraram a relação entre empreendedorismo e o contexto universitário. A Agência USP de Inovação apresentou ações da Agência, assim como o panorama do empreendedorismo na Universidade. O stand contou ainda com a presença de três empresas de base tecnológica da USP: Agra, Bright Photomedicine e Pluricell Biotech.

Com informações da Agência USP de Inovação

Mais informações: (11) 3091-4495, site www.inovacao.usp.br