Projeto do ICMC é finalista do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Publicado em Tecnologia por em

O projeto AccessibilityUtil, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), está entre os quatro finalistas do Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, na categoria Tecnologias/Aplicativos. O resultado da premiação será divulgado no dia 14 de junho, em cerimônia realizada em São Paulo.

O projeto AccessibilityUtil é desenvolvido por Thiagon Jabur Bittar, doutorando em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo ICMC e docente da UFG; pela professora Renata Pontin de Mattos Fortes; e pelo mestrando Leandro Agostini do Amaral.

O objetivo do projeto é ser uma fonte de práticas de acessibilidade a partir de experiências de desenvolvedores, mediante colaboração dos mesmos num ambiente web, relacionando com as diretrizes de acessibilidade do consórcio regulamentador da rede, o W3C. O sistema funciona como uma rede social, recebendo experiências práticas e comentários gerais de desenvolvedores. Os usuários cadastrados podem visualizar, adicionar e avaliar artefatos, completando os critérios de acessibilidade para um deles a partir de uma metodologia colaborativa.

Mais informações: sites www.accessibilityutil.com, http://premio.w3c.br. 

.