Pesquisadora da Esalq recebe prêmio em citricultura

Publicado em Institucional por em

Margarete Boteon, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Quieroz (Esalq) de USP, recebeu o prêmio Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura, concedido pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico de Campinas.

Margarete foi premiada devido a suas pesquisas sobre o mercado citrícola, realizadas desde 1998. A entrega do prêmio será nesta segunda-feira (28), na abertura da Semana da Citricultura, em Cordeirópolis, São Paulo.

A equipe de Margarete contata diariamente produtores, beneficiadores e representantes da indústria para apurar preços de frutas cítricas em todas as regiões relevantes em termos de produção e comercialização no estado de São Paulo. Anualmente, são também atualizados estudos detalhados sobre custos de produção com o objetivo de se acompanhar, com rigor científico, a evolução da sustentabilidade da citricultura paulista. A base desses trabalhos é a interação contínua com pessoas de todos os segmentos do setor.

Com base nos dados levantados, o grupo publica preços diários no site do Cepea, análises semanais na Agência Estado, Bloomberg e Thomson Reuters e mensais na revista Hortifruti Brasil – veículo de iniciativa da própria pesquisadora.

Em 2007, o Cepea foi premiado pelo mesmo Centro de Citricultura, na categoria Instituições e lideranças da citricultura brasileira.

.