USP é eleita “Universidade do Ano” em premiação do Grupo Abril

Em prêmio que busca valorizar a qualidade das instituições de ensino superior, a USP recebeu estrelas em 116 cursos, além, ser escolhida como a "Universidade do Ano" entre as escolas públicas.

Foi realizada no dia 5, na Sala São Paulo, na capital, a sétima edição do Prêmio Melhores Universidades 2011. A iniciativa do grupo Abril tem como objetivo fornecer informações aos ingressantes nas universidades, além de identificar e valorizar a qualidade das instituições de ensino superior.

A USP recebeu o prêmio de “Universidade do Ano” entre as escolas públicas, totalizando 116 cursos estrelados, 68 cursos com 5 estrelas, 43 cursos com 4 estrelas e 5 cursos com 3 estrelas. Na premiação “As Melhores por Área de Conhecimento”, a USP recebeu 1º lugar entre as instituições públicas nas categorias Administração e Negócios, Saúde, Comunicação e Informação e Engenharia e Produção, ficando entre as três finalistas em outras três categorias – Meio Ambiente e Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Humanas e Ciências Exatas e Informática.

Sobre a Escola Politécnica (Poli), o Guia do Estudante aponta os 17 cursos de graduação e o maior centro de pós-graduação na área de engenharia do país, além dos convênios com universidades estrangeiras e empresas privadas, este último que promove investimentos em pesquisas e laboratórios.

Os cursos premiados na área de engenharia da Escola Politécnica foram Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas, Engenharia Naval, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações, com 5 estrelas. Com 4 estrelas, o curso de Engenharia de Materiais e com 3 estrelas, o curso de Engenharia de Petróleo.

Outras unidades da USP de engenharia ainda foram premiadas. A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) recebeu 4 estrelas no curso de Engenharia de Materiais e 3 estrelas no curso de Engenharia Química. A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) recebeu 5 estrelas no curso de Engenharia Florestal, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) recebeu 4 estrelas no curso de Engenharia de Alimentos e o Campus de São Carlos ganhou avaliação 5 estrelas nos cursos Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e 4 estrelas nos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.