Alunos de Artes Plásticas da ECA experimentam cotidiano de professor

O projeto "Experiências com a arte no Ensino Fundamental: parceria entre universidade e escola pública na formação de professores de arte", é fruto de uma parceria entre a ECA e a Escola Estadual Professora Clorinda Danti.

Na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, alunos do curso de Artes Plásticas têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia de um professor, com todas as adversidades do ambiente escolar e os desafios cotidianos da profissão.

Isso é possível graças ao projeto Experiências com a arte no Ensino Fundamental: parceria entre universidade e escola pública na formação de professores de arte, estruturado em parceria com a Escola Estadual Professora Clorinda Danti, no bairro do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo. Lá, os universitários desenvolvem uma pesquisa-ação cujo eixo principal é a realização de oficinas de arte com os alunos das séries iniciais do ensino fundamental.

Para os universitários é uma oportunidade única de atuar com a autonomia de um professor. Para as crianças, é um mundo novo de possibilidades que se abrem, com a rotina da escola se alterando para abrigar e dar vida à essas novas ideias que vão surgindo ao longo de um semestre inteiro.

Este é o enfoque da reportagem especial Universitários proporcionam diferentes experiências no ensino público, de autoria da repórter Paloma Rodrigues. O texto faz uma apresentação geral do projeto e mostra como a arte pode ser aplicada no cotidiano das aulas, trazendo benefícios não apenas aos alunos do ensino fundamental, mas também aos universitários que participam da iniciativa. Um vídeo ajuda a ilustrar a iniciativa. A matéria pode ser acessada neste link.

Mais informações: email agenusp@usp.br ou site www.usp.br