Pesquisa seleciona voluntários com Doença de Artéria Coronária em São Carlos

Doutoranda Milena Pelosi Rizk Sperling é orientada pela professora Audrey Borghi e Silva na pesquisa intitulada "Ajustes cinéticos cardiovasculares e ventilatórios em portadores de Doença Arterial Coronariana: análise comparativa entre exercício dinâmico versus resistido".

A doutoranda Milena Pelosi Rizk Sperling, do Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia da USP, sob orientação da docente Audrey Borghi e Silva (UFSCar/USP) recruta voluntários com doença de artéria coronária para a pesquisa Ajustes cinéticos cardiovasculares e ventilatórios em portadores de Doença Arterial Coronariana: análise comparativa entre exercício dinâmico versus resistido.

A pesquisa é realizada no Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF), Laboratório de Fisioterapia Cardiorrespiratória do DFisio da UFSCar. Seu principal objetivo é avaliar como se comportam os sistemas cardiovascular, respiratório e muscular em duas diferentes condições de Exercício Físico, comparando-se essas respostas entre indivíduos idosos sem DAC e com DAC (Doença de Artéria Coronária).

Os voluntários devem ser homens com idade entre 55 e 70 anos, com Doença de Artéria Coronária (DAC), que podem ter história de infarto do miocárdio prévia (12 meses após o evento) ou após 12 meses de revascularização cirúrgica ou percutânea (angioplastia). Não podem ser tabagistas (atualmente), apresentar problemas respiratórios, arritmias complexas, fazer uso de marcapasso definitivo / cardiodesfibrilador implantável / próteses valvares, apresentar pressão arterial não-controlada e instabilidade do quadro cardíaco.

Serão necessários cinco encontros para a realização dos procedimentos: Avaliação inicial – triagem dos voluntários, Avaliação clínica e Teste de Esforço Cardiopulmonar (Ergoespirométrico) com médico, Avaliação Física em Cicloergômetro e Avaliação Física através de exercício resistido (com peso).

Mais informações: (16) 3351- 8705 (de segunda a sexta-feira das 14 às 18 horas) ou e-mail milenasperling@yahoo.com.br 

Scroll to top