FEARP ministra disciplina voltada à gestão de artes e cultura

Fruto de uma parceria internacional, disciplina inédita terá ainda aulas ministradas em inglês.

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP) já deu início às aulas da disciplina internacional “Economia e Gestão de Artes e Cultura”. A disciplina, que está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações, tem como objetivo auxiliar na compreensão e administração das artes e da cultura tratando de temas como economia criativa, empreendedorismo cultural, indústrias criativas, mercados de arte e organizações culturais.

Fruto de uma parceria entre a FEARP e a Universidade Erasmus, de Rotterdam, na Holanda, a disciplina será ministrada até dia 22 de agosto pelo professor Arjo Klamer, titular da cadeira de Economia da Cultura na Erasmus e pelo professor João Luiz Passador, responsável pela disciplina dentro da FEARP. As aulas contarão ainda com a participação do professor J. Aldo do Carmo Jr, assistente do Prof. Klamer.

A disciplina internacional terá cinco das nove aulas ministradas em inglês. No primeiro encontro, o prof. Dr. Arjo Klamer falou sobre a perspectiva da Economia da Cultura da Erasmus. A abordagem do prof. Klamer parte da perspectiva econômica, adicionando elementos novos, como valores que vão além do monetário.

Parceria internacional

A parceria entre a FEARP e a Universidade Erasmus foi firmada após uma visita do diretor da faculdade, Prof. Dr. Sigismundo Bialoskorski Neto, à Holanda, no primeiro trimestre deste ano. O convênio firmado visa aproximar as duas instituições por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores. Em longo prazo, o objetivo é a troca de conhecimento por meio do desenvolvimento de estudos em conjunto. Já a disciplina “Economia e Gestāo de Artes e Cultura” é um exemplo de resultado de curto prazo e marca o início da parceria.