USP é considerada a melhor do Brasil em ranking da Folha de S. Paulo

Em Ranking Universitário organizado pelo jornal Folha de São Paulo, que avalia aspectos como ensino, pesquisa, reputação no mercado de trabalho e inovação, a USP aparece como a universidade brasileira de melhor avaliação.

Foi divulgado nesta segunda-feira (3) o primeiro Ranking Universitário Folha (RUF), que classifica as 191 universidades brasileiras, juntamente a 41 centros universitários ou faculdades, de acordo com quatro aspectos considerados: ensino, pesquisa, reputação no mercado de trabalho e inovação. O RUF foi composto por oito meses de dados de produções acadêmicas levantados pelo jornal Folha de S. Paulo, e também pela opinião de centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos, ouvidos através do Instituto Datafolha.

A metodologia do RUF foi criada pelo grupo liderado pelo cienciometrista (ciência que estuda a produção científica) da USP Rogério Meneghini, em conjunto com a Redação da Folha. Apesar de países como Estados Unidos, China e Alemanha já montarem seus rankings nacionais, o Brasil dependia de classificações globais ou, no máximo, continentais, que citam poucas instituições brasileiras e desconsideram características nacionais. Não havia, até agora, um indicador que abrangesse a visão do mercado de trabalho e a produção científica das instituições.

USP em primeiro lugar

A USP, primeiro lugar do RUF, foi também a melhor classificada em quase todos os indicadores considerados, com a exceção do aspecto de inovação, liderado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na classificação geral, as Federais de Minas Gerais (UFMG) do Rio de Janeiro (UFRJ), aparecem em segundo e terceiro, respectivamente.

Outro resultado que chama a atenção é a boa avaliação das escolas privadas pelas empresas. Entre as 15 instituições mais citadas como melhores por profissionais responsáveis por contratação, seis são pagas. Os cientistas têm visão diferente: só citaram uma particular, a PUC-Rio (RJ), entre as melhores.

Entre as dez primeiras universidades na lista geral, cinco estão no Sudeste; três no Sul, uma no Centro-Oeste e uma no Nordeste. A melhor universidade do Norte, a federal do Pará, aparece na 24ª colocação do ranking. Essas informações são importantes para orientar políticas públicas, alunos, professores e empregadores, pois mostram as instituições de destaque no país e as que estão com defasagem.

Com informações da Folha de S. Paulo

Mais informações pela página do RUF no site da Folha