Aprovada a coleta de resíduos químicos no Campus da Capital

Foi aprovado, no dia 30 de agosto, pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), o Cadastro de Destino de Resíduos Industriais no Campus USP da Capital, que permitirá recolhimento, transporte e destinação final dos resíduos químicos acumulados nas Unidades. Esta iniciativa, da Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C), soma-se à ação da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade, na criação de diretrizes que norteiem planos de gestão de resíduos químicos em todos os Campi da USP.

Até o final do semestre, estão previstos atendimentos à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), à Escola Politécnica (Poli), à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), à Faculdade de Odontologia (FO) e ao Hospital Universitário (HU). Os resíduos químicos destas unidades somam cerca de 21 toneladas, enquadrando-se em um plano de gerenciamento de risco. O atendimento foi possibilitado por um inventário elaborado pela PUSP-C em parceria com o Instituto de Química (IQ) da USP no fim de 2011 permitiu a identificação de quantidade, estado e características dos resíduos químicos perigosos.

Os resíduos receberão tratamento da empresa Saniplan Engenharia e Serviços Ambientais, com a qual a PUSP-C firmou contrato após processo licitatório. O serviço envolverá identificação, classificação, manuseio, segregação, compatibilização, acondicionamento, coleta, transporte, pré-processamento, tratamento dos resíduos líquidos e disposição em aterro dos resíduos sólidos.O contrato deverá ser renovado continuamente, de maneira que não mais se acumulem resíduos químicos nas Unidades.

Mais informações: (11) 3091-4600 / 3091-4607, site www.puspc.usp.br/?p=670