IP procura voluntários para projeto sobre grupos de autismo

IP está recebendo pessoas portadoras da Síndrome de Asperger ou de Autismo de Alto Funcionamento para projeto de pós-doutorado da pesquisadora Elaine Zachi.

O Instituto de Psicologia (IP) da USP está recebendo pessoas portadoras da Síndrome de Asperger ou de Autismo de Alto Funcionamento, que fazem parte do quadro de Autismo, para participar do projeto de pós-doutorado Avaliação Neuropsicológica de Pacientes com Síndrome de Asperger, coordenado pela pesquisadora Elaine Zachi, do Departamento de Psicologia Experimental (PSE), ligado ao IP.

O estudo de Zachi pretende verificar se é possível diferenciar os grupos por meio de testes neuropsicológicos computadorizados para a avaliação de atenção, memória, raciocínio, planejamento, controle inibitório do comportamento e tomada de decisão. Também são utilizados testes visuais para avaliação de percepção de cores e de contrastes.

Apesar de serem do mesmo quadro, há diferenças de diagnóstico entre esses dois grupos:

Síndrome de Asperger – Não há presença de retardo mental, mas há alterações de comportamentos e modos de expressão que geram dificuldades na integração social: a singularidade do olhar, a mímica facial pobre, a utilização pouco natural da linguagem, falam mais como adultos do que como crianças, a falta de humor, o pedantismo, a invenção de palavras, a impulsividade de difícil controle, dificuldade em aprender o que os adultos ou professores ensinam; interesse compulsivo por um único assunto ou ideia.

Autismo de Alto Funcionamento – Presença do Retardo Mental Leve, atraso no aparecimento da fala, gramática e vocabulários limitados, desinteresse nas relações sociais, nenhum interesse obsessivo, apresentam pensamentos repetitivos.

Os interessados em participar da pesquisa deverão entrar em contato com a pesquisadora preferencialmente através do email elaine-zachi@uol.com.br, ou pelo telefone (11) 3091-4263.

Os testes serão aplicados no Laboratório da Visão do IP.

Mais informações: (11) 3091-4263, email elaine-zachi@uol.com.br

Scroll to top