Revista de Antropologia lança edição com tema “Pensar com Pierre Clastres”

Pierre Clastres foi um antropólogo e etnógrafo francês da segunda metade do século XX, conhecido por seus trabalhos de antropologia política, suas convicções anarquistas e anti-autoritárias e por sua pesquisa sobre os índios Guayaki do Paraguai.

Já está disponível online, o volume 54, número 2, da Revista de Antropologia, com o tema “Pensar com Pierre Clastres”. A publicação é do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A seção DOSSIÊ reúne, entre outros, os textosPor uma cartografia do poder e da diferença nas cosmopolíticas ameríndias, de Tânia Stolze Lima; Cartografias da ordem e da violência. Entre a guerra ameríndia e as “brigas de família” sertanejas, de Ana Claudia Marques; Brigas de galo pelo avesso: Fazendo “sexo” e desfazendo “gênero” em Chatila, Líbano, por Gustavo Barbosa e Figura e fundo no pensamento cigano contra o Estado, de Florencia Ferrari.

A seção ESPECIAL traz o texto Automodelagem: o lugar da invenção, Roy Wagner e entrevista “O Apache era o meu reverso” com Roy Wagner.

Entre os artigos estão A serpente de corpo repleto de canções: um tema amazônico sobre a arte do trançado, de Aristoteles Barcelos Neto; O profeta, a palavra e a circulação do carisma pentecostal, por Roberta Bivar Carneiro Campos e A Festa de São Sebastião em Catingueira: transformações e permanências dez anos depois de Flavia Pires.

Além destes a revista conta com diversas resenhas na área de antropologia.

Mais informações: site www.revistas.usp.br/ra

Scroll to top