Vice-diretor da Poli recebe prêmio do IEA

O professor José Roberto Castilho Piqueira, foi agraciado com o Prêmio Janus, que é concedido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) Polo São Carlos a personalidades do meio científico.

O vice-diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP, o professor José Roberto Castilho Piqueira, foi agraciado com o Prêmio Janus, que é concedido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) Polo São Carlos a personalidades do meio científico. O prêmio foi entregue no dia 23 de outubro pelo físico Sérgio Mascarenhas, durante a cerimônia de abertura do 20° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo – SIICUSP – área Ciências Exatas e Engenharia, que está sendo realizado nas dependências da Poli.

Mascarenhas, um físico brasileiro de renome internacional, falou da importância do trabalho de Piqueira em prol da engenharia de sistemas complexos. Também ressaltou a importância da 2ª Conferência USP sobre Engenharia, evento que foi idealizado pelo professor Piqueira com o objetivo de promover um debate a respeito dos grandes temas da engenharia – entre eles os sistemas complexos.

No Brasil, Piqueira foi o precursor da aplicação dos princípios dos sistemas complexos na engenharia. Sua tese de doutorado, defendida em 1987, foi a primeira a contemplar esses princípios na engenharia elétrica. Desde então, ele vem trabalhando em uma linha de pesquisa multidisciplinar, com diversos modelos e aplicações dos sistemas complexos. Vem também se empenhando em divulgar para a sociedade a importância desses princípios que, segundo ele, são uma tendência no monitoramento de grandes metrópoles, uma vez permitem a modelagem de sistemas que apresentam não linearidades e emergência de comportamentos inesperados.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Escola Politécnica