PRCEU lança novo edital do programa “Aprender com Cultura e Extensão”

Docentes devem inscrever seus projetos até o dia 7/12. Serão concedidas 1200 bolsas para estudantes de graduação.

Da Assessoria de Comunicação da PRCEU

A Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP acaba de lançar o edital do programa Aprender com Cultura e Extensão – edição 2013/2014. O objetivo do programa é apoiar os estudantes da graduação no desenvolvimento de projetos ligados à cultura e extensão, contribuindo assim para a sua formação acadêmica. O documento está disponível para download no site do programa.

De acordo com o cronograma do edital, docentes vinculados aos órgãos e unidades da Universidade têm até o dia 7 de dezembro para inscrever seus projetos de pesquisa no Sistema Apolo. Os projetos deverão apontar sua relação com as finalidades acadêmicas do curso no qual o aluno está matriculado e também com as metas da unidade para o desenvolvimento da cultura e extensão na sua articulação com o ensino e a pesquisa.

Serão concedidas 1200 bolsas, com valor estipulado pela Comissão de Gestão das Políticas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil e equiparado ao valor das bolsas do Programa Ensinar com Pesquisa, para uma carga horária de 40 horas mensais. Para participar, o aluno deve estar previamente inscrito no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE). A bolsa tem duração de 12 meses e não pode ser renovada automaticamente. Para permanecer no programa, o aluno deve efetuar nova inscrição no ano seguinte e participar do processo seletivo. O período efetivo, entre bolsas e estágio na Universidade de São Paulo, não pode superar os 24 meses.

Os projetos selecionados, bem como os bolsistas, deverão, após finalizado o período do benefício, participar do Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Criado em 2008, o programa Aprender com Cultura e Extensão já ofertou quase 4500 bolsas para estudantes de graduação desde então. Só no ano passado, foram 676 projetos homologados e um total de 1.200 bolsas concedidas.

Mais informações:  site www.prceu.usp.br/portal.php/aprender