Pesquisadora da FSP ganha Menção Honrosa concedida pelas Nações Unidas

Publicado em Institucional por em

Ana Cecilia Andrade de Moraes Weintraub, psicóloga e mestre em Ciências, pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, recebeu Menção Honrosa concedida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) como reconhecimento de sua dissertação de mestrado.

A dissertação premiada, Itinerários percorridos por mulheres migrantes estrangeiras na cidade de São Paulo: modos de fazer a vida na cidade, foi orientada pela professora Maria da Penha Costa Vasconcellos.

A investigação privilegiou o método etnográfico e analítico sobre os modos de vida, no contexto urbano, de cinco mulheres estrangeiras em São Paulo. A pesquisa teve por objetivo compreender como mulheres imigrantes constroem no espaço da cidade formas de convívio e negociações, conseguem acolhimento e respostas às suas necessidades e investem no pertencimento de redes sociais de apoio configurando novas formas de levar suas vidas.

O prêmio foi concedido pelo ACNUR por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, lançada em 2010 com o objetivo de divulgar o direito internacional humanitário, os direitos humanos e os direitos dos refugiados.

Ana é pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde Pública (LIESP) da USP.Veja neste link, o certificado do prêmio.

Mais informações: email ana.cecilia.moraes@usp.br

.