USP implanta emissão de diploma virtual em 2013

Da Assessoria de Imprensa da Reitoria

No último dia 10 de dezembro, os assistentes acadêmicos da Universidade participaram de um encontro, promovido pela Secretaria Geral, para a apresentação do Sistema do Diploma Virtual. A partir de agora, os estudantes que concluírem seus cursos de graduação, pós-graduação ou extensão universitária na USP já terão acesso on-line ao documento por meio de qualquer sistema corporativo da Universidade.

Com a implantação dessa iniciativa inédita, a USP torna-se universidade pioneira na emissão de certificado oficial digital no país, com validade em todo território nacional. O projeto conta com a parceria do Departamento de Informática, ligado à Vice-Reitoria Executiva de Administração da Universidade.

O diploma virtual possibilitará, dentre outras facilidades, a comprovação de conclusão de curso àqueles bacharéis que não possam esperar a confecção do diploma em papel. É o caso, em especial, dos alunos que necessitam se inscrever na residência médica, no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em cursos de pós-graduação ou em concursos públicos. O diploma em papel continuará a ser emitido.

Atualmente, na Secretaria Geral, o certificado em papel é emitido em um mês. Em 2011, foram emitidos 37.227 certificados.  Em março deste ano, a medida recebeu parecer favorável do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Mais informações: site www.usp.br/imprensa