FSP terá novo doutorado sobre saúde global e sustentabilidade

O processo seletivo para o novo doutorado será feito no primeiro semestre de 2013 e as aulas e orientações deverão ter início em agosto de 2013.

A Diretoria da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP informa que, no dia 13 de dezembro, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da Capes o Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade, que será ministrado pela FSP.

O processo seletivo para o novo doutorado será feito no primeiro semestre de 2013 e as aulas e orientações deverão ter início em agosto de 2013.

“A saúde global é o campo de conhecimento que envolve o estudo e a prática de temas de saúde que, por sua natureza, extrapolam as fronteiras nacionais, podendo ser influenciados por experiências e circunstâncias em outros países e impondo a necessidade de ação e acordos globais para sua resolução. Com o novo programa, pretende-se conhecer, interpretar, compreender e enfrentar as consequências do processo de globalização no setor sanitário e nos determinantes da saúde, sociais, econômicos e ambientais, objetivando a melhora dos níveis de saúde e a busca da equidade para todas as pessoas”, afirma a professora Helena Ribeiro, diretora da FSP.

O curso terá a duração de quatro anos, será ministrado na própria sede da FSP por docentes da USP e de outros países e é aberto a todo pesquisador interessado que tenha o título de mestre em qualquer área do conhecimento ou título equivalente em outros países, caso seja estrangeiro.

O profissional que for titulado como Doutor em Saúde Global poderá atuar em instituições de saúde, de meio ambiente, de relações internacionais, científicas, universidades, órgãos públicos, ONGs, empresas privadas da área de medicamentos e exportações, entre outras. Trata-se de uma área de atuação nova para profissionais com um novo perfil de atuação e visão global da saúde, cada vez mais necessária para atender as grandes demandas originadas pelo processo de globalização que o mundo atravessa.

Todas as informações sobre o processo seletivo para a primeira turma serão divulgadas no site da FSP, no primeiro semestre de 2013.

Mais informações: (11) 3061-7739, email diretor@fsp.usp.br

Scroll to top