Livro lançado pela Editora Humanitas analisa “O Sonho de Cipião”

Flávio Antônio Fernandes Reis realiza estudo histórico, literário e retórico de obra de Cícero

A Editora Humanitas lança o livro O Sonho de Scipião: acerca da recepção de Cícero no Portugal quinhentista, de Flávio Antônio Fernandes Reis. Com apresentação de Adma Muhana, a obra é um estudo histórico, literário e retórico do opúsculo ciceroniano Sonho de Cipião, “tirado em linguagem” por Duarte de Resende, fidalgo da corte de D. João III, e impresso por Germão de Galharde nas prensas do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, no ano de 1531.

O trabalho de edição e comentário do texto de Cícero em língua vulgar busca revelá-lo segundo seus aspectos coetâneos, perscrutando a leitura quinhentista verossímil do Sonho ciceroniano. Para tanto, analisam-se a atividade de vulgarização de textos antigos nas letras portuguesas dos séculos XV e XVI, a relação do Somnium com algumas questões políticas e religiosas quinhentistas e as características linguísticas da trasladação resendiana.

O Sonho de Scipião encontra-se à venda no site da editora e na Livraria Humanitas-Discurso, localizada no Prédio da Filosofia e Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Ele também pode ser adquirido em todas as distribuidoras que possuem parceria com a editora, a lista delas está disponível também no site da Humanitas.

Mais informações: (11) 3091-3728 / 3091-3796, site www.editorahumanitas.com.br e vendas pelo email editorahumanitas@usp.br

Scroll to top