Pró-Ensino incentiva produção de material didático para graduação

Publicado em Educação, USP Online Destaque por em

Ciência, pesquisa e… graduação. No mundo acadêmico, com frequência as duas primeiras são vistas como prioridades. Elas dão prestígio, visibilidade, prêmios, e isso pode ser muito bom. Já a graduação, embora seja a “alma da universidade”, muitas vezes acaba ficando restrita. É para ajudar a equilibrar esses elementos e suprir a carência de material em sala de aula que a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP lançou o edital para o Programa Pró-Ensino, que incentiva docentes e discentes a produzirem materiais didáticos para a graduação.

A pró-reitora de Graduação, professora Telma Maria Tenorio Zorn, explica que vem fazendo um esforço para aproximar a pesquisa da graduação. “A pesquisa sozinha, dentro da universidade, perde o sentido. Ela cria conhecimento, mas a ciência isolada só deve ocorrer em institutos de pesquisa, como o Butantã e o Ipen [Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares]. Na universidade essa pesquisa tem que se reverter na formação de futuros docentes”, afirma.

A pesquisa sozinha, dentro da universidade, perde o sentido. Ela cria conhecimento, mas [também] tem que se reverter na formação de futuros docentes.

O Pró-Ensino possui um orçamento de dois milhões e quinhentos mil reais – no máximo cento e cinquenta mil reais para cada unidade, que poderá participar com até três projetos – para financiar docentes que queiram produzir materiais especiais para as aulas. Mas esses docentes não estão sozinhos. O programa fornece também até duas bolsas para alunos trabalharem como co-autores desses projetos.

Os bolsistas recebem ainda benefícios curriculares com o programa, como o acréscimo de horas de Atividades Acadêmico Culturais e Científicas, para quem cursa Licenciatura, ou atribuições de créditos em atividades programadas para os alunos de bacharelado.

A pró-reitora explica que por “materiais didáticos especiais” entendem-se inúmeras produções, que vão depender da área a que estão relacionadas. “Pode ser metodologia de ensino, construção de equipamentos para a aula, mapas, softwares, programas de televisão, vídeos, filmes de trabalhos de campo”.

Professora do Instituo de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, Telma Zorn explica como seria bom, por exemplo, formar uma videoteca de filmes científicos para aulas práticas com animais. “É um instrumento de ensino extraordinário, porque pode ser usando durante anos e não precisa sacrificar o animal toda hora, quando não há necessidade para aquele processo”, afirma.

A única exceção de material que não pode ser financiado são livros didáticos. Isso porque, segundo Telma, se fosse estabelecida uma parceria com a Editora da USP, a Edusp, seria necessário ainda criar uma equipe focada em livros didáticos, um corpo editoral que analisasse a qualidade dos livros produzidos, equipe que a Edusp não possui atualmente.

Projetos disponíveis online

O primeiro edital do Pró-Ensino permanece aberto até 28 de fevereiro e os inscritos, produzindo. Mas a Pró-Reitoria começa a se preocupar também em como compartilhar o conhecimento que será gerado.

Tradicionalmente, os resultados de programas são divulgados através de simpósios e congressos, como acontece com o Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Pró-Reitoria de Pesquisa(PRP) da USP. Mas a PRG pensou que seria mais inovador se fosse construído um portal onde os resultados de seus programas estivessem disponibilizados não só para a comunidade USP, mas para todos que desejem ter acesso.

“Por enquanto, vamos trabalhar só com o que foi feito por meio do Programa Ensinar com Pesquisa entre 2010 e 2011. Quando o Pró-Ensino começar a dar frutos ele também vai poder ser acessado online”, explica Telma. Em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP, serão disponibilizados no site da PRG cerca de 42 projetos, os melhores de cada Unidade. A previsão é que o portal esteja no ar já em março de 2013.

.