USP participa de evento internacional sobre pós-graduação

USP participa da Euro-Pós 2011, evento que discutirá as tendências da pós-graduação no mundo e a cooperação universitária entre Brasil e Europa.

A internacionalização é uma realidade cada vez mais frequente, na medida em que o conhecimento vem sendo compatilhado por universidades em todo o mundo. A demanda por parcerias e convênios firmados entre essas universidades cresce ao mesmo tempo em que aumenta o interesse dos alunos em estudar no exterior. Neste cenário, a USP participará, entre os dias 18 e 20, da Euro-Pós 2011 em São Paulo, evento que discutirá as principais tendências da pós-graduação no mundo e as oportunidades possíveis de intercâmbios acadêmicos.

Organizado pelas agências nacionais europeias CampusFrance, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional no Ensino Superior (NUFFIC) em colaboração com a Comissão Europeia, o evento será trazido ao Brasil pela primeira vez neste ano. A USP e diversas universidades europeias e brasileiras estarão presentes para dar informações aos estudantes e debater a cooperação universitária entre Brasil e Europa.

Segundo Thierry Valentin, coordenador do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTec) que coordena as atividades da CampusFrance no Brasil, esse tipo de evento já vem sendo organizado pela França e Alemanha há bastante tempo e já ocorreu em países da América Latina e da Ásia. Ele ressalta que “não é uma feira apenas de instituições europeias, mas também de brasileiras, que definirão conjuntamente o leque de possibilidades para o aluno brasileiro fazer intercâmbio na Europa.” Para ele, o caminho proposto nesse evento é de procurar sempre ficar ligado a uma instituição brasileira, o que facilita muito a mobilidade.

Participação da USP

Nos dias 7, 9, 10 e 11 de outubro, a USP promoveu um evento que comemorou 100 mil títulos concedidos na pós-graduação. Segundo o pró-reitor de pós-graduação da USP, Vahan Agopyan, a USP é o maior centro de pós-graduação do hemisfério ocidental, abrangendo todas as áreas do conhecimento.  Por sua importância, ela foi convidada pelos organizadores para participar da Euro-Pós.

“Para nós, a internacionalização é ferramenta de qualidade. Além disso, estamos participando porque o evento dos 100 mil títulos mostrou que a sociedade desconhece o que a USP faz na pós-graduação.”

Juntamente com outras universidades brasileiras, como a Unesp e a Unicamp, a USP estará em um stand dando informações aos estudantes sobre os programas e áreas que atua. “Qualquer área de conhecimento que exista nós temos pelo menos 2 ou 3 programas de pós-graduação. Vamos fazer essa divulgação para o aluno saber que isso existe e como funciona, além de informá-lo sobre os convênios que temos com universidades europeias”, comenta o pró-reitor.

Ele ainda ressalta que o evento é muito importante para os alunos de graduação da USP, que terão uma visão geral da pós-graduação no mundo, e principalmente para os alunos de pós, que poderão verificar possibilidades na Europa e propor ao seu orientador.

O evento

No dia 18, ocorre o “Encontro Brasil-Europa”. Neste dia, haverá três mesas-redondas, que discutirão temas da atualidade a fim de favorecer a mobilidade acadêmica e a cooperação entre instituições de ensino superior brasileiras e europeias. O público será composto por autoridades, participantes europeus e representantes das universidades brasileiras.

Nos dias 19 e 20, ocorre o “Salão Europeu de Pós-Graduação”. Mais de 100 universidades europeias e brasileiras estarão presentes para dar informações aos estudantes que procuram passar uma temporada no exterior. Eles poderão entrar em contato direto com representantes das universidades para conhecer os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos e as oportunidades de bolsas.

Segundo Thierry Valentin, o público esperado é de 12 mil pessoas. “Em outros eventos alcançamos esse número, e a tendência é só crescer. A presença de universidades brasileiras que informarão sobre bolsas criará interesse nos estudantes”, ressalta.

Serviço

O “Encontro Brasil-Europa” acontece na sexta-feira, das 14h30 às 20 horas, na Biblioteca Mário de Andrade, que fica na Rua da Consolação, 94, República, São Paulo.

O “Salão Europeu de Pós-Graduação” acontece no sábado e domingo, das 14 às 19 horas, no Palácio das Convenções do Anhembi, localizado na Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site www.euro-pos.com.br.