USP lança programa “Vocação para a Inovação”

O programa, que tem apoio da Fapesp, tem como objetivo orientar inventores, empreendedores, pesquisadores e microempresários da comunidade externa da USP na condução de projetos de inovação tecnológica e, se necessário, auxiliar na identificação de parceiros na própria universidade que possam ajudar a realizá-los.

A Agência USP de Inovação, que nos últimos anos vem funcionando como Núcleo de Inovação Tecnológica está lançando o programa Vocação para a Inovação.

O programa, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) tem como objetivo orientar inventores, empreendedores, pesquisadores e microempresários da comunidade externa da USP na condução de projetos de inovação tecnológica e, se necessário, auxiliar na identificação de parceiros na própria universidade que possam ajudar a realizá-los.

A Agência também auxiliará inventores nos procedimentos para realizar a proteção de suas invenções junto a órgãos como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e sobre a utilização de bases de patentes para verificar se o que pretendem proteger é realmente inédito.

Para participar do programa, é preciso solicitar o atendimento, através de preenchimento do formulário, no site da Agência. Após o envio do formulário, o solicitante receberá, via e-mail, em até três dias úteis a confirmação do recebimento.

As solicitações recebidas serão avaliadas pela equipe da Agência e as providências tomadas em até 20 dias úteis. As solicitações recebidas poderão ser atendidas por meio eletrônico e/ou presencial. No caso de atendimento presencial, o solicitante receberá uma sugestão de data e horário (sempre às quintas-feiras) por meio eletrônico, a qual deverá ser confirmada pelo interessado.

Poderão ocorrer até dois atendimentos presenciais ao mesmo solicitante, no período seis meses.

Com informações da Agência Fapesp

Mais informações: site www.inovacao.usp.br, www.fapesp.br