Evento internacional de matemática homenageou docente do ICMC

Publicado em Institucional por em

Fernanda Vilela / Assessoria de Imprensa ICMC

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, que fica no campus de São Carlos, promoveu entre os dias 3 e 7 de fevereiro a 18ª edição do Summer Meeting on Differential Equations, um dos principais eventos do mundo na área de equações diferenciais. Neste ano, o Prof. Dr. Hildebrando Munhoz Rodrigues, docente do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC, foi homenageado pela sua contribuição para a área e por ocasião de seu aniversário de 70 anos.

O objetivo do evento foi promover o conhecimento, a interação e a discussão sobre os novos projetos em desenvolvimento na área de equações diferenciais. O Prof. Dr. Alexandre Nolasco de Carvalho, vice-diretor do Instituto e membro do comitê organizador do Summer Meeting, falou sobre a importância do professor Hildebrando não só para a área de Equações Diferenciais, como também para o ICMC como um todo. “O Hildebrando ajudou a construir os alicerces de tudo o que a gente tem de bom aqui no ICMC”, disse.

Nolasco afirmou também que o fato de o congresso ter sido organizado em homenagem a Hildebrando acabou tornando o evento ainda maior. “Neste ano nós tivemos mais participantes do que em todas as outras edições do evento”, comentou. O encontro contou com a participação de 170 pesquisadores, 50 deles vindos de outros países. “Tivemos neste congresso participantes da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e Ásia”, apontou o professor.

Segundo Nolasco, o diferencial deste ano foi a participação de jovens pesquisadores, alunos de doutorado e pessoas que o concluíram recentemente. “Nós tivemos cinco alunos de doutorado espanhóis participando do evento, além de alunos do Instituto e de outras instituições do Brasil”.

Matheus Bortolan, aluno de doutorado do ICMC, participou do evento e disse que a troca de ideias e opiniões enriquece os laços entre os países envolvidos, além de criar trabalhos de alto nível que contribuem para o avanço da pesquisa mundial: “Ver os problemas que estão sendo resolvidos e a maneira que cada pesquisador os aborda é uma forma excelente de ter uma nova perspectiva sobre a sua pesquisa. Outro fator importante é o estabelecimento de contatos no meio científico”.

Homenagem

O homenageado, professor Hildebrando, afirma ter ficado surpreso com o grande número de colegas no evento. “São pessoas que a gente tem relação não só no Brasil, como em todo o mundo. Colegas que eu não via há muito tempo acabaram vindo e é bom para lembrarmos os acontecimentos do passado e associar com as pessoas. Foi uma homenagem surpreendente, uma emoção atrás da outra”, comentou o professor.

Hildebrando Munhoz Rodrigues nasceu em Neves Paulista (SP), é casado e tem dois filhos. Formou-se em Licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (atual Unesp). Tornou-se mestre pelo Instituto de Pesquisas Matemáticas em São Paulo, fez doutorado em Matemática pela USP e pós-doutorado nos Estados Unidos. No ICMC, Hildebrando teve grande influência acadêmica, científica e administrativa, tendo sido, dentre outros cargos, diretor do Instituto entre 1994 e 1998, e liderado a criação do grupo de pesquisa em equações diferenciais do ICMC.

Mais informações: site http://www2.icmc.usp.br/~summer/summers/summer13.

.