Por um ensino mais integrado, Nutrição reforma estrutura curricular

Principais mudanças incluem introdução de eixos temáticos estruturantes curriculares; a inclusão de atividades integradoras ao longo dos cinco anos, e a aproximação às práticas de atuação profissional do nutricionista.

Da Assessoria de Comunicação Institucional da FSP

A nova estrutura curricular do curso de Nutrição da USP entrou em vigor no ano passado. As principais mudanças incluem a introdução de eixos temáticos estruturantes curriculares; a inclusão de atividades integradoras ao longo dos cinco anos, e a aproximação às práticas em cenários de atuação profissional do nutricionista. “A opção foi por uma estrutura disciplinar flexível, considerando a especificidade e a experiência da USP com a área da saúde, num movimento de superação da fragmentação dos conhecimentos e da dicotomia entre teoria e prática em direção à integração de diferentes áreas disciplinares e profissionais”, afirma Ana Maria Cervato Mancuso, professora do Curso e integrante do grupo que propôs as reformas.

O processo de reestruturação do currículo do curso durou cerca de 3 anos, desde quando foi criado um Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, para coordenar a construção coletiva. Durante o processo, foram ouvidos todos os segmentos envolvidos com o curso, como professores e alunos, além de egressos e profissionais com experiência em diversas áreas de atuação.

Conforme afirmam os ex-alunos de graduação, Fabiana Nascimento e Rubem Silva, que participaram do processo de reformulação, “A reestruturação do currículo do curso de nutrição, encabeçado pelo GAP, ocorreu de forma coletiva”. O GAP é um grupo que se debruçou para desenvolver o currículo do curso de nutrição, mas também vem tendo um esforço de repensar a política e a didática de ensino na graduação, fatores essenciais para a concretização desse currículo que foi pensado e discutido por anos com a comunidade da FSP.

Neste processo houve a participação direta de um estudante de graduação, integrante do Centro Acadêmico Emílio Ribas, que acompanhou as discussões realizadas nas reuniões periódicas do GAP, e contribuiu para a construção das oficinas e outras atividades propostas. Os demais estudantes de nutrição foram convidados para participar das oficinas e assembleias, espaços em que poderiam sugerir melhorias para o currículo e avaliar as mudanças propostas por professores e outros setores que também contribuíram para o processo.

A maioria dos apontamentos realizados pelos estudantes nos espaços de construção da nova estrutura curricular foi atendida, principalmente no que se refere à integração entre as disciplinas e ao contato com prática profissional ao longo do processo de formação. “Agora, esperamos que a implementação do projeto seja realizada adequadamente, com a estrutura necessária e professores preparados com um novo olhar para trabalhar as demandas que essa formação vai trazer”, afirmam os estudantes de nutrição.

Implantação das mudanças

A nova estrutura está sendo implantada gradativamente e nesse ano de 2014, será implantado o segundo ano do curso. O curso pretende formar um profissional generalista com habilidades e competências para, como profissional da saúde, desenvolver atividades visando à segurança alimentar e a atenção dietética de indivíduos ou grupos populacionais em diferentes cenários de atuação profissional.

A professora Regina Mara Fisberg, ex-presidente da Comissão de Graduação da FSP, esteve presente em todo esse processo de reformulação. Ela diz que “a elaboração da nova estrutura exigiu uma reflexão acerca da concepção e das finalidades da educação e sua relação com a sociedade, bem como uma reflexão aprofundada sobre o tipo de indivíduo que queremos formar e de mundo que queremos construir com nossa contribuição”.

Uma das preocupações é aproximar a FSP de outras faculdades da área de saúde, em um ensino multiprofissional, e acompanhar as diretrizes curriculares propostas pelo MEC.

Mais informações: email cervato@usp.br, com a professora Ana Cervato