Hospital das Clínicas operou pacientes com catarata em sistema de mutirão

Da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas

No dia 2 de fevereiro, a Clínica de Oftalmologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) realizou 63 cirurgias de catarata. Para agilizar a demanda, as cirurgias foram feitas em sistema de mutirão. Os beneficiados foram pacientes com mais de 60 anos de idade, em tratamento ambulatorial na unidade. Desses, 60% eram mulheres e 40% homens.

Para os procedimentos, cinco salas cirúrgicas foram reservadas às equipes médicas. As operações aconteceram simultaneamente, das 7h às 16h30, e envolveram 50 profissionais, direta e indiretamente.

A iniciativa faz parte do programa de mutirões de cirurgias eletivas – não urgente – que o Instituto Central (IC) do HC iniciou aos sábados. Segundo o diretor-executivo do IC, Wilson Pollara, os procedimentos são necessários em função da limitação de salas cirúrgicas frente à demanda, especialmente da emergência. Hoje, o Instituto Central do HC realiza 2.200 cirurgias, em média, por mês. São 26 mil por ano, em 42 salas cirurgias.

A catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como “menina do olho”. O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica opaco a pessoa passa a ter dificuldades em enxergar. O único tratamento é o cirúrgico. Na cirurgia, o cristalino é substituído por lentes. A Oftalmologia do HC realiza, em média, 450 cirurgias de catarata por mês, 5.400 por ano, em pacientes do SUS.

De acordo com a programação, mais cinco mutirões de cirurgias deverão acontecer neste semestre. Eles serão realizados pelas clínicas de Otorrinolaringologia, Ginecologia, Urologia, Cirurgia Geral e Clínica Cirúrgica II.

Mais informações: email bete.subires@hc.fm.usp.br