Ribeirão Preto recebe série “Música no Campus”

Dai 20 de março, às 20h30, o violonista Gustavo Costa abre projeto cultural do campus de Ribeirão Preto, Série Música no Campus.

Do Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto

Na próxima semana, dia 20 de março, quarta-feira, será lançada a Série Música no Campus. A abertura do mais novo programa cultural da cidade o professor e violonista Gustavo Costa, em recital de violão solo. A apresentação será às 20h30 no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, campus da USP em Ribeirão Preto. Na programação, músicas de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e de Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Série Música no Campus nasceu de uma parceria entre a FDRP e o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Entusiasmado e acreditando que o projeto se torne referência no calendário cultural da cidade, o diretor da FDRP, professor Ignácio Maria Poveda Velasco, diz que a ideia  é tornar realidade as atividades de extensão, um dos três pilares da Universidade e, ainda, contribuir para a divulgação da boa música, criando mais uma oportunidade de interação com a comunidade externa. “Não podemos esquecer que a FDRP tem esse viés cultural humanístico, além do que a comunidade externa também poderá usufruir da boa música num auditório maravilhoso que pode ser ocupado com atividades culturais, além de acadêmicas”.

A linha musical do projeto, segundo o professor Poveda, será principalmente a música clássica contemporânea, com reprodução de peças do repertório universal. As apresentações serão mensais e gratuitas e já estão agendadas para 24/4, 22/5, 12/6, 21/8, 11/9, 23/10

Gustavo Costa

Ganhador do Grammy Latino, interpretando obras de Villa-Lobos, Gustavo Costa nasceu em Ribeirão Preto e desde os 15 anos dedica-se aos estudos musicais. Bacharelou-se em Violão pelo Instituto de Artes da UNESP. De 1998 a 2001, especializou em violão na Alemanha. De 2001 a 2004, estudou na classe de Pablo Márquez, no Conservatório de Estrasburgo, França. É mestre e doutor em musicologia pela ECA – USP e professor de violão e viola caipira no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Como solista, tem sido convidado a se apresentar e a realizar masterclasses em vários festivais dedicados ao violão no país.

Possui em seu repertório concertos para violão e orquestra de Antonio Vivaldi, Mauro Giuliani, Heitor Villa-Lobos, Joaquín Rodrigo, Manuel Ponce e Leo Brouwer, com atuações frente à Orquestra Filarmônica de Estrasburgo (França), à Orquestra Ciudad de Torrent (Espanha), à Orquestra Del Certamen Andrés Segovia (Espanha), à Orquestra Sinfônica da USP, à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto-SP e à Orquestra Sinfônica de Limeira- SP. Em 2006, atuou como convidado do Quarteto Brasileiro de Violões na estreia brasileira do Concerto para quatro violões de Ronaldo Mirando, frente à Orquestra Petrobrás Sinfônica na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro. Em dezembro de 2009, tornou-se membro do prestigiado quarteto, tendo desde então engajamentos para a gravação de um CD com obras de Villa-Lobos pelo selo norte-americano Delos e para concertos nos EUA e em Israel no primeiro semestre de 2010.

Costa é considerado um dos violonistas brasileiros de maior destaque de sua geração, com premiações em concursos de interpretação no Brasil, na França e na Espanha, o mais recente foi o Grammy Latino.

Mais informações: (16) 3602-4950 / 3602-3169