Ribeirão Preto recebe série “Música no Campus”

Publicado em Artes por em

Do Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto

Na próxima semana, dia 20 de março, quarta-feira, será lançada a Série Música no Campus. A abertura do mais novo programa cultural da cidade o professor e violonista Gustavo Costa, em recital de violão solo. A apresentação será às 20h30 no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, campus da USP em Ribeirão Preto. Na programação, músicas de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e de Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Série Música no Campus nasceu de uma parceria entre a FDRP e o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Entusiasmado e acreditando que o projeto se torne referência no calendário cultural da cidade, o diretor da FDRP, professor Ignácio Maria Poveda Velasco, diz que a ideia  é tornar realidade as atividades de extensão, um dos três pilares da Universidade e, ainda, contribuir para a divulgação da boa música, criando mais uma oportunidade de interação com a comunidade externa. “Não podemos esquecer que a FDRP tem esse viés cultural humanístico, além do que a comunidade externa também poderá usufruir da boa música num auditório maravilhoso que pode ser ocupado com atividades culturais, além de acadêmicas”.

A linha musical do projeto, segundo o professor Poveda, será principalmente a música clássica contemporânea, com reprodução de peças do repertório universal. As apresentações serão mensais e gratuitas e já estão agendadas para 24/4, 22/5, 12/6, 21/8, 11/9, 23/10

Gustavo Costa           

Ganhador do Grammy Latino, interpretando obras de Villa-Lobos, Gustavo Costa nasceu em Ribeirão Preto e desde os 15 anos dedica-se aos estudos musicais. Bacharelou-se em Violão pelo Instituto de Artes da UNESP. De 1998 a 2001, especializou em violão na Alemanha. De 2001 a 2004, estudou na classe de Pablo Márquez, no Conservatório de Estrasburgo, França. É mestre e doutor em musicologia pela ECA – USP e professor de violão e viola caipira no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Como solista, tem sido convidado a se apresentar e a realizar masterclasses em vários festivais dedicados ao violão no país.

Possui em seu repertório concertos para violão e orquestra de Antonio Vivaldi, Mauro Giuliani, Heitor Villa-Lobos, Joaquín Rodrigo, Manuel Ponce e Leo Brouwer, com atuações frente à Orquestra Filarmônica de Estrasburgo (França), à Orquestra Ciudad de Torrent (Espanha), à Orquestra Del Certamen Andrés Segovia (Espanha), à Orquestra Sinfônica da USP, à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto-SP e à Orquestra Sinfônica de Limeira- SP. Em 2006, atuou como convidado do Quarteto Brasileiro de Violões na estreia brasileira do Concerto para quatro violões de Ronaldo Mirando, frente à Orquestra Petrobrás Sinfônica na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro. Em dezembro de 2009, tornou-se membro do prestigiado quarteto, tendo desde então engajamentos para a gravação de um CD com obras de Villa-Lobos pelo selo norte-americano Delos e para concertos nos EUA e em Israel no primeiro semestre de 2010.

Costa é considerado um dos violonistas brasileiros de maior destaque de sua geração, com premiações em concursos de interpretação no Brasil, na França e na Espanha, o mais recente foi o Grammy Latino.

Mais informações: (16) 3602-4950 / 3602-3169

.