USP oferece 787 vagas de graduação para a Transferência 2013/2014

Do total anunciado, 772 vagas terão interveniência da Fuvest, enquanto o preenchimento das restantes será coordenado pelas instituições de ensino, que se responsabilizam integralmente pelo processo.

Da Assessoria de Comunicação da Fuvest

Neste ano, a Universidade de São Paulo realizará o Exame de Transferência 2013/2014, aberto a estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior, exceto para graduandos de cursos sequenciais. Alunos com matrícula trancada poderão participar do processo. Contudo, se forem aprovados, deverão estar regularmente matriculados na escola de origem, para que a transferência se efetive. No total, são oferecidas 787 vagas.

Existem duas modalidades de seleção para essas vagas. Uma com a interveniência da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e outra conduzida pelas instituições de ensino, que se responsabilizam integralmente pelo processo.

O preenchimento de 772 vagas do total anunciado será feito em duas etapas. A primeira delas é de responsabilidade da Fuvest e selecionará candidatos para cursos da área de Biológicas (132 vagas), Exatas (481) e Humanidades (159). Os aprovados farão uma segunda etapa na escola que ministra o curso escolhido pelo candidato.

A Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP fará seleção própria para os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História e Letras. O número de vagas para esses cursos será definido em edital próprio. O curso semipresencial de Licenciatura em Ciências oferece quinze vagas para os pólos de Piracicaba (5 vagas), Ribeirão Preto (5) e São Carlos (5). A forma de ingresso nessas vagas será divulgada no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Manual do Candidato e Inscrição

O Manual para a seleção de candidatos às 772 vagas, com a participação da Fuvest, está à disposição dos interessados no site da instituição. A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet, na mesma página , no período de 1º a 15 de abril de 2013. A taxa de inscrição é de R$130,00 e deverá ser paga na rede bancária até o dia 16 de abril, terça-feira, usando o boleto gerado e impresso no ato de inscrição.

Exame de Pré-Seleção

A Fuvest aplicará, no dia 5 de maio de 2013, domingo, a partir das 13 horas, a primeira etapa do processo com uma prova de Pré-seleção. Todos os candidatos farão provas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Além dessas duas matérias, os candidatos da área de Humanidades terão questões de Cultura Contemporânea (34); os inscritos na área de Biológicas responderão a testes de Genética (22) e Bioquímica (22) e os estudantes que escolherem a área de Exatas terão testes de Física (22) e Matemática (22). O Exame de Pré-seleção terá um total de 80 questões do tipo teste de múltipla escolha, cada uma com 5 opções de resposta.

Serão classificados para a segunda etapa três candidatos por vaga, com exceção do curso de Música, oferecido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), em São Paulo, e do curso de Música, oferecido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), que chamarão 8 (oito) candidatos por vaga disponível.

Locais de exame

O exame ocorrerá na Capital e nas cidades de Bauru, Campinas, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos. Os locais de exame e seus endereços serão divulgados em Informe, a ser publicado no site da Fuvest na sexta-feira, dia 26 de abril.

O exame de Pré-seleção terá duração total de quatro horas. Os candidatos deverão comparecer ao local indicado, no município escolhido por ele, às 12 horas. Os portões do prédio serão abertos às 12h30min e fechados às 13 horas. Não serão admitidos retardatários.

A lista de convocados para a segunda etapa de provas será divulgada no site da Fuvest em 17 de maio. Os editais das unidades, disponíveis nas respectivas seções de alunos e na página da Pró-Reitoria de Graduação, informarão as vagas que deverão ser preenchidas no segundo semestre de 2013 ou no primeiro de 2014.

Mais informações: (11) 3093-2300, site  www.fuvest.br