USP Diversidade realiza debates sobre políticas de gênero e diversidade sexual

Coordenado pelo professor Ferdinando Martins, da ECA, o USP Diversidade deu início às suas atividades em agosto do ano passado, visando desenvolver ações que estimulem a solidariedade, a promoção e o respeito aos Direitos Humanos.

O USP Diversidade, programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, promove nos meses de abril, maio e junho uma série de eventos com o objetivo de aproximar a pesquisa sobre a diversidade sexual desenvolvida na USP das políticas públicas praticadas atualmente sobre esta temática.

A programação inclui apresentações de gestores que estão hoje à frente das políticas LGBT nas esferas municipal, estadual e federal, bem como de docentes da USP. Os eventos, gratuitos, acontecem no Auditório Lupe Cotrim, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sempre às terças-feiras, das 14h30 às 16h30.

A programação completa está disponível na página do programa no Facebook.

Os Encontros com Gestores LGBT têm o objetivo de promover o debate sobre a diversidade sexual além dos muros da USP, buscando nas práticas reais os insumos para a reflexão e pesquisa. Participam dos encontros Julian Rodrigues, da Coordenadoria dos Assuntos da Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo; Cássio Rodrigo, Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Heloísa Alves, coordenadora de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo.

Os Seminários Avançados de Diversidade Sexual apresentam a produção de docentes da USP, visando estabelecer um canal de diálogo para a formulação de ações de promoção da diversidade e combate ao preconceito. Participam dos seminários os professores Ricardo Alexino Ferreira, da ECA,  Gustavo Venturi Junior,  Laura Moutinho e Heloísa Buarque de Almeida, ambos  da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP Alguns dos temas que serão discutidos são a homofobia no Brasil, os relacionamentos afetivos-sexuais no “mundo trans” e a questão do gênero e sexualidade na televisão, entre outros.

Coordenado pelo professor Ferdinando Martins, da ECA, o  USP Diversidade deu início às suas atividades em agosto do ano passado, visando desenvolver ações que estimulem a solidariedade, a promoção e o respeito aos Direitos Humanos. Inicialmente, o programa tratará da diversidade sexual, escolhida por demandar, no momento, ações mais imediatas. O projeto pretende abranger no futuro outras formas de diversidade, como a religiosa, a racial e o preconceito contra migrantes. O USP Diversidade está localizado no conjunto das Colmeias (próximo ao Restaurante Central), Favo 3, na Cidade Universitária.

Mais informações:  (11) 3091-3250, email veronica.cristo@usp.br