Iniciativas de sustentabilidade na FSP têm resultados positivos

Incentivo ao uso de água filtrada e copos de vidro reduziu o consumo de garrafas PET e copos descartáveis na FSP.

Da Assessoria de Comunicação da FSP

A Diretoria da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que promove ações educativas e sustentáveis, através da Comissão USP Recicla, vem incentivando, nos últimos anos, a valorização e o consumo de água filtrada em substituição à água mineral vendida em garrafas PET, que são prejudiciais ao meio ambiente. Os filtros dos bebedouros nos corredores e nas copas das assistências, departamentos e seções são higienizados a cada seis meses por uma empresa especializada. A qualidade da água desses bebedouros é monitorada pelo Laboratório de Água do Departamento de Saúde Ambiental, da FSP.

O objetivo desta iniciativa é despertar nas pessoas a consciência dos impactos do seu estilo de vida e a responsabilidade em promover mudanças nos hábitos de consumo da água, reduzindo assim o acúmulo de garrafas e copos plásticos descartados no meio ambiente.

Tais iniciativas têm tido um efeito positivo na redução da utilização de garrafas descartáveis na Faculdade. Conforme o Relatório de Gastos dos últimos cinco anos de consumo de água em garrafa e  copos descartáveis, realizado entre os anos de 2008 e 2012, pela Assistência Financeira da FSP, a utilização de galões de água de 20 litros era de 1037 em 2008 e diminuiu para 244 em 2012. Quanto às garrafas PET de 1,5 litro, a redução foi de 406 em 2008 para 288 em 2012.

Já o uso dos copos descartáveis diminuiu em menor proporção, pois embora a quantidade de caixas com 48 copos tenha caído de 198 em 2008 para 98 em 2012, a quantidade de copos de 200ml caiu pouco, de 1101 em 2008 para 1038 em 2012 e os copos de 50ml de 951 em 2008 para 763 em 2012.

“Ações que tenham um efeito demonstrativo de economia de recursos naturais e econômicos e de redução de resíduos são importantes e exemplares para mostrar que o caminho para a maior sustentabilidade é viável. Nossa faculdade, que sempre foi líder em discutir e apresentar soluções para problemas ambientais, tem a responsabilidade de liderar ações em direção à sustentabilidade. “, argumenta a professora Helena Ribeiro, Diretora da Faculdade.

Veja aqui, o relatório completo com os números sobre a redução de descartáveis na FSP.

Mais informações: site www.fsp.usp.br

Scroll to top