Centro de Estudos da Metrópole inaugura novo site

A nova estrutura do site contempla os conteúdos relacionados às linhas de Pesquisa do Centro, em destaque logo na home os links para as páginas dos coordenadores de pesquisas, bem como os links dos submenus das grandes áreas de conteúdo do site.

Formulado para facilitar a navegação e facilitar ao visitante a localização dos conteúdos disponibilizados, o novo site do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) adota um formato de organização mais amigável e intuitiva. O endereço do novo site também mudou e está incorporado ao Portal da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A nova estrutura do site contempla os conteúdos relacionados às linhas de Pesquisa do Centro, em destaque logo na home os links para as páginas dos coordenadores de pesquisas, bem como os links dos submenus das grandes áreas de conteúdo do site. O interessado continua tendo acesso livre às Bases de Dados, aos Estudos realizados em parceria com instituições do setor público (municipal, estadual e federal) e a grande parte da produção dos pesquisadores da instituição, disponível na área de Publicações.

Todos os conteúdos previamente disponibilizados continuam podendo ser acessados livremente:  a Base de Dados, a Mapoteca, as Publicações (o conteúdo da biblioteca on line), as Linhas de Pesquisa, o arquivo de noticias e projetos de difusão, os Seminários de pesquisas, a Série de textos para discussão CEM (working papers CEM). Serão incorporados novos conteúdos em breve, tanto de resultados de pesquisas como de produção audiovisual, entre outros.

A proposta visa a possibilitar que o visitante encontre facilmente o que procura, além das páginas serem mais facilmente acessadas (navegação mais rápida). Como forma complementar é oferecido ainda, o mapa do site.

O que mudou?

Para aqueles que já visitam com frequência o site do CEM a área Pesquisa engloba os submenus Linhas de Pesquisa (atuais e concluídas), Seminários, Estudos/projetos (antigo Estudos de Transferência).

A área Base de Dados continua englobando as diversas bases disponibilizadas pelo CEM (Bases Cartográficas, bases de dados de Demografia, Desigualdade Social, Divisão territorial, Educação, Eleições, Empresas, Logradouros, Saúde e Base de Dados Ministério das Cidades). Para ter acesso basta fazer o cadastro e imediatamente o acesso é liberado.

Dentro da área denominada SIG (Sistema de Informações Geográficas) o visitante encontra Programa Terra View (software, manual, base de dados) e e tudo sobre o Curso Terra View Política Social (informações sobre datas, programa, local, valores e a ficha de inscrição).

Por fim, o espaço Publicações incorpora a biblioteca on line, com Artigos, Livros (referências que incluem as dos Capítulos de Livros, em alguns casos os  textos estão disponíveis), Séries de Textos para discussão CEM (Working papers CEM), Boletim Ponto CEM, Teses (incluindo Dissertações), o projeto São Paulo em Teses (banco de dados São Paulo em Teses), o arquivo de notícias CEM na Mídia e a área Memória (Dossiê Periferia e o projeto Divercidade).

Estão incluídos na Mapoteca os submenus: Download de dados da Mapoteca, Divisão Territorial (Brasil, Divisão territorial, Divisões Intraurbanas), Demografia (Brasil, Divisão territorial, Divisões Intraurbanas), Mapas Eleitorais. Para quem já conhecia o trabalho do CEM foi criado um Mapa do Site, localizado em Quem Somos

A maioria dos conteúdos está disponível tanto em língua portuguesa como em inglês.

Mais informações: site www.fflch.usp.br/centrodametropole

Scroll to top