Pesquisas do Cena conquistam segundo e terceiro lugar no Prêmio Top Etanol 2013

Publicado em Institucional por em

Da Agência USP de Notícias

Duas pesquisas realizadas no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, em Piracicaba, foram agraciadas com o Prêmio Top Etanol 2013. Na categoria de Pós-graduação Stricto Sensu, João Felipe Nebó conquistou o segundo lugar sob orientação do professor Antonio Figueira. Já na categoria Trabalhos Acadêmicos Publicados, pesquisadores e professores da instituição conquistaram o terceiro lugar.

Divulgado no mês passado, 19 ganhadores em quatro categorias vão dividir uma premiação total de R$104,5 mil, distribuída nesta 4ª edição do Prêmio Top Etanol. A cerimônia de entrega está marcada para o dia 27 de junho, no Grand Hyatt Hotel de São Paulo, mesmo espaço onde será realizado o Ethanol Summit 2013, um dos principais eventos voltados para a discussão de energias renováveis.

O projeto de Nebó tem como objetivo identificar mecanismos fisiológicos e moleculares envolvidos na tolerância da cana-de-açúcar à seca, a fim de desenvolver novas cultivares da espécie e estimular a plantação em locais marginais, com períodos de falta de água. Na categoria Trabalhos Acadêmicos Publicados, um grupo de pesquisadores com professores e do Cena ficou na terceira colocação com um artigo foi publicado na revista Global Change Biology Bioenergy. Marcelo Valadares Galdos, Carlos Clemente Cerri, Rattan Lal, Marcial Bernoux, Brigitte Feigl e Carlos Eduardo Cerri foram os autores de um estudo sobre ‘os fluxos de gases do efeito estufa em sistemas de produção de etanol no Brasil’.

Mais informações: (19) 3302-0100

.