Robôs da USP desenvolvidos em São Carlos disputam mundial de futebol na Holanda

Prontos para a competição que se inicia nesta quinta-feira, a meta é estar entre as dez melhores equipes do mundo.

Maristela Galati / Assessoria de Comunicação do ICMC

Jogadores são-carlenses entram em campo em Eindhoven, na Holanda, nesta quinta-feira, 27 de junho, para disputar o principal campeonato mundial de futebol de robôs, a RoboCup 2013, que termina no dia 1º de julho. Eles têm o desafio de promover o crescimento e o desenvolvimento das áreas de robótica e inteligência artificial, além da expectativa de estar entre as dez melhores equipes de futebol de robôs do mundo.

Para isso, a seleção da USP, do campus de São Carlos, conta com uma equipe formada por cerca de 60 alunos de cursos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que formam o grupo Warthog Robotics. Para o mundial deste ano, os integrantes que embarcaram para a Holanda foram os alunos Rafael Guedes Lang e Adam Henrique Moreira Pinto. Lang é formado em Engenharia de Computação pela USP, onde atualmente faz pós-graduação na EESC. Adam Henrique é formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e faz pós-graduação no ICMC.

Após vencer a Latin American Robotics Competition em 2012, na categoria Very Small Size, os robôs da USP São Carlos estão com a bola toda. Eles irão competir na categoria 2D Soccer Simulation, na qual é simulado um jogo de futebol (11 contra 11) em um ambiente virtual. O técnico, bem como cada um dos jogadores, é um programa que deve ser desenvolvido pelas equipes. Vale lembrar que todas as categorias funcionam de forma autônoma – não há alguém controlando, como em um videogame. Todo o conhecimento e a estratégia de jogo devem estar previamente implementadas para cada jogador.

Da Holanda, Lang falou sobre suas expectativas. “O principal foco é a aquisição de conhecimento e a validação das técnicas que temos utilizado. Nosso projeto de simulação 2D, embora seja o mais vitorioso do Brasil, ainda é bem cru em relação aos grandes grupos internacionais. Temos a expectativa de ficar, talvez, entre os 10 melhores, no entanto, só saberemos de forma mais concreta nossas chances quando a competição começar”, revelou.

Os projetos do grupo são desenvolvidos constantemente ao longo do ano. “Uma equipe competitiva leva anos para ficar pronta. Dessa forma, nosso projeto na categoria que viemos disputar vem sendo desenvolvido desde 2010. Mesmo com mais de três anos de execução, o nosso time ainda é um bebê perto dos grandes, já que os principais vêm sendo implementados desde o final da década de 1990”, ressaltou Lang.

O Warthog é uma das equipes mais tradicionais do país no cenário das competições nacionais, tendo participado das disputas desde que elas começaram, obtendo mais de um título por edição. O grupo participou do mundial em 2011, na Turquia, e em 2012 no México. “Essa nossa última ida serviu como um ganho de experiência e conhecimento”, finalizou.

A RoboCup 2013 será transmitida ao vivo pelo site.

RoboCup 2014

Além da Copa do Mundo de Futebol, em 2014 o Brasil será a sede da RoboCup. A edição será realizada em João Pessoa, na Paraíba, e terá supervisão de 60 pesquisadores da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), contando para isso com uma parceria entre professores de robótica de diversas universidades brasileiras.

O evento é apoiado pelo Ministério do Esporte, pelo Governo do Estado da Paraíba, pela prefeitura de João Pessoa e pelo instituto Convention Bureau.

Mais informações:site www.robocup2013.org/